• Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Sindicatos rejeitam reajuste de 5% proposto pelo governo e emitem nota de repúdio

Sindicatos asseguram que a proposta do governo é um flagrante desrespeito aos servidores públicos

Nota de repúdio a proposta do gorverno / Foto: divulgação

Representantes de 16 sindicatos rejeitaram a proposta de 5º de reajuste salarial proposto pelo governo Rafael Fonteles (PT) em reunião na sexta-feira, 9 de fevereiro.

Durante a reunião com os representantes dos trabalhadores, o governo Rafael Fonteles apresentou oficialmente a proposta de reajuste linear de 5%, a partir de maio. 

Segundo os representantes dos sindicatos, o percentual está muito distante do que reivindica a maioria das categorias, que acumulam perdas salariais há anos. 

Os sindicatos já haviam apresentando, ainda em 2023, uma proposta de reajuste de 22% (11% em janeiro e 11% em maio), como forma de recompor a defasagem salarial dos últimos três anos. 

Após a reunião as categorias emitiram uma nota oficial rejeitando a proposta do governo.

Servidores rejeitam proposta do governo/Foto: Divulgação.
 

Nota conjunta

INDIGNAÇÃO!!

Este é o sentimento dos servidores ao receberem de representantes do governo do Piauí na data de ontem (09/02) a pífia proposta de reajuste de 5%, a ser pago somente em maio de 2024! Uma proposta indecente e massacrante para com os servidores públicos estaduais que acumulam perdas salariais de 40 a 70%, sendo que, por outro lado, o governador e seus secretários tiveram reajuste de 70% em 2023 e chegará a 100% até 2025.

Em flagrante desrespeito à proposta de 22% (referente às perdas inflacionárias de 2021/2022/2023), apresentada pelas categorias (parcelado em duas vezes), o governo demonstra desprezo aos profissionais que, com o seu trabalho, sustentam as atividades do Estado no fornecimento dos serviços em áreas como saúde, educação, segurança e setor administrativo.

Há três anos o governo não realiza nenhum reajuste salarial e os últimos sequer cobriram as perdas inflacionárias. Há categoria que acumula mais de 68% de perdas salariais.

O Estado conta com condições econômicas visivelmente favoráveis a valorizar os servidores públicos. Pois, tem-se aumento substancial na arrecadação e folga em relação ao limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, trata os servidores de forma humilhante! 

Nas ações midiáticas, o governo está perfeito, porém, escraviza os servidores com achatamento salarial, sobrecarga de atividades e condições de trabalho precárias.

Não aceitamos! Se a intenção do governo é discutir em mesa de negociação, deve rever a sua proposta e, no dia 22/02/2024, apresentar um índice minimamente decente, que recupere pelo menos parte significativa das perdas inflacionárias acumuladas pelos servidores públicos!

Teresina (PI), 10 de fevereiro de 2024
Entidades representativas de servidores públicos do estado do Piauí
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também