• Segunda-Feira, 09 de Fevereiro de 2026

Presidente da Alepi cobra presença dos deputados e não descarta corte de salários

Pelo menos seis dos 30 deputados estaduais do Piauí não concorrerão à reeleição no pleito de 2026

Presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB) / Foto: divulgação

Para evitar o esvaziamento das sessões durante o período da campanha eleitoral, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), disse que vai cobrar a presença dos deputados em plenário e não descartou a possibilidade de cortes no salário.

Pelo menos seis dos 30 deputados estaduais do Piauí não concorrerão à reeleição em 2026. Com isso, 24 parlamentares percorrerão o estado em busca de renovar o mandato por mais quatro anos. A estratégia, que exige tempo, precisa ser conciliada com as atividades legislativas.

Nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, Severo Eulálio garantiu entendimento com os demais deputados em relação à necessidade de manter o pleno funcionamento da Alepi.

“Nós não podemos parar. Então, nós estamos aqui trabalhando diariamente. Eu conversei com todos os parlamentares, eles sabem e entendem a importância. Nós já estamos trabalhando na montagem das comissões técnicas da Casa para que nós possamos tramitar todos os projetos”, garantiu.

Assim como aconteceu em 2025, neste ano as sessões serão flexibilizadas.  Às terças e quartas-feiras, foi adotada a modalidade de sessão presencial e às segundas e quintas-feiras os deputados terão a oportunidade de participar de forma híbrida.

Mesmo com as novas medidas, se houver a ocorrência de faltas recorrentes, Severo Eulálio não descartou a possibilidade de corte nos salários de deputados faltosos.

“Pode ter corte de ponto, mas os parlamentares sabem da importância da sua presença aqui na Casa”, afirmou Severo Eulálio.

Fonte: Clubenews
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também