• Sexta-Feira, 09 de Janeiro de 2026

Deputado Severo Eulálio comemora resultados do Avança Alepi em 2025

Programa foi lançado oficialmente em março de 2025, na gestão do presidente Severo Eulálio (MDB)

Presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB) / Foto: divulgação

Com menos de um ano de implantação, o programa Avança Alepi apresenta resultados concretos, como a ampliação da transparência e da presença institucional do Legislativo nas principais regiões do Piauí, fortalecimento da relação entre parlamentares e sociedade, aumento expressivo do número de capacitações e melhoria do fluxo administrativo interno.
 
Lançado oficialmente em março do ano passado, na gestão do presidente Severo Eulálio (MDB), o Avança Alepi consiste em um programa de ações estratégicas para o biênio 2025/2026, voltadas à gestão interna, transparência, qualificação de servidores e aproximação entre o Legislativo e a população.
 
“Nos últimos meses, instalamos o Legislativo em oito municípios-polo, para captar in loco as demandas de cada uma dessas regiões, levando conhecimento e também um pouco da história da Casa, por meio da exposição fotográfica em comemoração aos 190 anos da Assembleia”, afirma o presidente Severo.
 
A descentralização das ações do Legislativo é um dos principais pilares do programa, a fim de permitir a ampliação do acesso da população às decisões políticas, para que os piauienses do interior do estado participem de forma mais ativa das discussões, reforçando o compromisso da atual gestão com a promoção da participação popular.
 
Interiorização e Capacitação

A Escola Professor Wilson Brandão assumiu papel central no eixo de formação. A instituição foi responsável por levar cursos voltados a servidores, gestores públicos e cidadãos para os municípios de Picos, Oeiras, Esperantina, São Raimundo Nonato, Parnaíba, Floriano, Pedro II e Bom Jesus, onde o Legislativo foi instalado oficialmente.
 
Foram abordados temas essenciais para a gestão pública, como planejamento, finanças e uso responsável de recursos. As capacitações versaram sobre prestação de contas, reforma tributária, leis orçamentárias, processo e técnica legislativa municipal, trâmite processual legislativo e inteligência artificial, oratória e comunicação e engajamento digital.
 
“Os cursos levados ao interior superaram todas as nossas expectativas, reunindo centenas de participantes e fortalecendo a qualificação de gestores públicos. Em Pedro II, por exemplo, tivemos quase 500 inscritos, o que é motivo de orgulho para nós”, destaca o diretor da Escola, Walber Coelho.
 
Digitalização e modernização administrativa
 
Uma das primeiras medidas implementadas no âmbito do Avança Alepi foi a integração das diretorias e a reestruturação de processos internos, com a adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A iniciativa visava acelerar o fluxo administrativo, reduzir o uso de papel e tornar as rotinas mais seguras e transparentes.
 
O arquivista Igor Lima, que integra a Comissão de Implantação do SEI, informa que o trabalho está na fase final. “Atualmente, o Arquivo Geral realiza a gestão dos documentos físicos da Assembleia. Com o SEI, essa rotina será transformada. Passaremos a atuar em um ambiente eletrônico, o que vai facilitar significativamente o trabalho dos servidores e gerar economia com custos de armazenamento”, explica.
 
Recentemente, foram reunidas as equipes de orçamento, contabilidade, recursos humanos e gestão financeira, que passaram a alinhar práticas e metas conjuntas dentro da política de modernização da Casa. “Estamos trabalhando por um Legislativo cada vez mais ágil, sustentável e eficiente”, conclui o presidente Severo.

Fonte: Alepi

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também