• Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025

Piauí lidera desmatamento da Mata Atlântica com mais de 26 mil hectares destruídos

Estudo da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que estado do Piauí foi quem mais desmatou no país

Desmatamento na Mata Atlântica / Foto: SOS Mata Atlântic

Na última segunda-feira (12/05), a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou novos dados sobre o desmatamento na Mata Atlântica. O estudo apontou uma leve redução no desmatamento total, mas destacou o estado do Piauí como o estado que mais desmatou no Brasil, com cerca de 26.030 hectares desmatados. 

A Bahia vem logo após o Piauí, com 23.218 hectares, segundo o SAD (Sistema de Alertas de Desmatamento). Na Bahia, embora o total tenha caído 37% em relação ao ano anterior, a destruição de matas maduras do estado quase dobrou, passando de 2.456 para 4.717 hectares (aumento de 92%), no caso do Piauí, a área total desmatada aumentou 44% , chegando ao maior índice entre os estados monitorados.

Apesar da queda de 14% no desmatamento total da Mata Atlântica em todo o país, a perda de matas maduras, formações mais antigas e ecologicamente valiosas, caiu apenas 2%, mostrando que a preservação dessas áreas ainda é um desafio. No Piauí houve uma redução na diminuição das matas maduras, o que indica uma possível mudança no perfil do desmatamento no estado, com foco em áreas menos preservadas.

Por outro lado, os estados que historicamente lideraram os índices de desmatamento, como Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, mantiveram a tendência de queda observada nos últimos anos. O Paraná, por exemplo, reduziu em 64% o desmatamento de matas maduras.

De acordo com a SOS Mata Atlântica, os dados revelam um cenário contrastante, enquanto há avanços em alguns estados, como a redução da destruição de matas maduras no Piauí e no Sul do país, outros, como a Bahia, ainda registram altas significativas na supressão de vegetação mais antiga, mesmo com uma leve queda no desmatamento total.

Fonte: Oitomeia

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também