• Sábado, 17 de Maio de 2025

Deputado B. Sá critica falta de transparência em empréstimos do governo Rafael Fonteles

De acordo com o parlamentar de oposição ao governo do estado, falta transparência nos investimentos e eles são feitos em obras que não dão retorno expressivo para a população

B.. Sá critica falta de transparência em empréstimos do governador / Foto: divulgação

Após o começo da tramitação na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) de três novos projetos enviados pelo governo do estado tratando sobre empréstimos, o deputado B. Sá (Progressistas) ocupou a tribuna na sessão plenária desta segunda-feira (28) para criticar a aplicação dos recursos contraídos em operações anteriores.

De acordo com o parlamentar, falta transparência nos investimentos e eles são feitos em obras que não dão retorno expressivo para a população. 

“O que a gente tem visto é que a maioria dos recursos desses investimentos são para fazer obras politiqueiras. É estrada vicinal e calçamento. Com certeza os deputados já se depararam com essa situação. Você está em uma estrada vicinal e, de repente, você vê cinco casas e lá um calçamento. Aí é que eu faço o questionamento: qual o critério para esses investimentos?”, questionou B. Sá.

Rafael Fonteles quer endividar o estado em mais R$ 11 bilhões/Foto: Divulgação.
 

O deputado disse que não é contrário aos empréstimos, lembrou que muitos estados fazem esse tipo de operação e indicou que os recursos poderiam ser aplicados em soluções definitivas ao problema da seca. B. Sá afirmou que as operações contratadas pelo governo do estado já poderiam ter feito cinco transposições do Rio São Francisco para as nascentes dos rios Canindé e Piauí.

Para o parlamentar, a resolução desse problema poderia ser uma entrega real do governador Rafael Fonteles (PT). B. Sá comparou com ações que considerou fictícias, como as que têm sido feitas para atrair investimentos no segmento do hidrogênio verde.

Previdência  

B. Sá ainda repercutiu as recentes denúncias sobre o esquema de fraudes dentro do INSS, por meio do qual associações teriam descontado valores de aposentados de forma indevida. “Um dos maiores escândalos da Previdência. Mais de 6 bilhões foram roubados de aposentados e pensionistas do INSS”, frisou.

Deputado fala sobre rombo na Previdência Social/Foto: Divulgação.
 

O parlamentar destacou que há anos os advogados vêm se deparando com esse tipo de situação. “A gente começou a perceber que isso não era em cima de um ou outro aposentado ou pensionista. É praticamente geral. Todo aquele cidadão que é beneficiário do INSS está sendo lesado por essa quadrilha de fraudadores”, disse.

O deputado ainda lamentou a conveniência do INSS, por permitir os descontos. “O que nos deixa mais indignados é que partiu do próprio Ministério da Previdência. Pessoas de dentro do INSS são partícipes dessa ação de fraudar os aposentados e pensionistas. No desenrolar dessa investigação, muita coisa ainda vai acontecer”, concluiu.
 
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também