• Domingo, 19 de Maio de 2024

Vergonha: Câmara Municipal de Picos encerra sessão após discussão generalizada em plenário

Vereador Pedro Pio (PP), que conduzia os trabalhos, encerrou a sessão antes da votação dos projetos

Oposição abandona o plenário e sessão é encerrada / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Após uma discussão generalizada em plenário, o vereador Pedro Feitosa Pio (PP), que conduzia os trabalhos, encerrou a sessão ordinária da Câmara Municipal de Picos na noite de ontem, 9 de setembro. Por conta disso, os projetos em pauta não foram votados e, nem realizada a sessão extraordinária que havia sido convocada pelo presidente Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB).

Discussão começou após Wellington Dantas questionar retirada de projeto/Foto: José Maria Barros.
 

Como o presidente da Câmara Chaguinha (PTB) não compareceu a sessão de ontem, o vice-presidente da mesa diretora, Pedro Pio (PP), que é o líder do governo, conduzia os trabalhos. No decorrer dos debates ele já havia entrado em atrito com o líder da oposição, Hugo Victor (MDB), que o acusou de ter um tratamento desigual para com a bancada oposicionista, o que foi retrucado.

Pedro Pio encerra sessão antes da votação dos projetos/Foto: José Maria Barros.
 

Discussão

A discussão teve início no momento em que Pedro Pio fazia a leitura dos projetos que seriam encaminhados para as comissões permanentes com a finalidade de receber parecer técnico. Ele foi interrompido pelo vereador Wellington Dantas (PT), que pediu uma questão de ordem.

Discussão entre os vereadores demorou mais de dez minutos/Foto: José Maria Barros.
 

“Vereador, nós já estamos nas votações”, informou Pedro Pio, para em seguida ceder a questão de ordem para Wellington Dantas. O petista questionou a retirada de pauta do projeto de lei de sua autoria, que reconhece de utilidade pública municipal a Associação de Capoeira Educacional e Desenvolvimento da Arte e Cultura-ACEDAC.

O petista também queria que fosse votado projeto decreto legislativo de sua autoria concedendo o título de cidadão picoense ao Delegado Regional da Polícia Civil, Rodrigo Morais Matos, que é natural do estado de Minas Gerais.

Wellington Dantas discute com presidente em exercídio/Foto: Reprodução Facebook.
 

Os projetos de lei foram lidos em plenário na sessão do dia 2 de setembro, mas, retirados de pauta pelo presidente da Câmara, Chaguinha (PTB), alegando que o vereador Wellington Dantas (PT) não estava presente. 

Irritado, Wellington Dantas deixa o plenário/Foto: José Maria Barros.
 

As matérias foram lidas em plenário novamente na sessão de ontem, 9, e seriam encaminhadas para as comissões permanentes com a finalidade de receber parecer técnico, o que foi contestado pelo vereador Wellington Dantas. O petista insistiu que os projetos fossem votados e a partir dai teve início uma discussão generalizada e o presidente interino acabou enerrando os trabalhossemolocar os projetos em votação.

Bancada da oposição abandona o plenário/Foto: Reprodução Facebook.
 

Durante o bate boca, o vereador Wellington Dantas chegou a sugerir ao presidente em exercício, Pedro Pio, que tomasse um chazinho de maracujá para se acalmar,pois, estava muito nervoso.

Vereadores batem boca em plenário/Foto: Reprodução Facebook.
 

Antes do encerramento da sessão, houve de tudo no plenário Pedro Barbosa da Silva, até mesmo um vereador pedir questão de ordem e passar a palavra para o colega que não tinha mais direito a essa intervenção. 

Gilson Nunes pede questão de ordem e repassa para Wellington Dantas/Foto: José Maria Barros.
 

Com a discussão generalizada, a bancada de oposição abandonou o plenário e o presidente em exercício Pedro Pio encerrou os trabalhos sem que os projetos em pauta fossem colocados em votação. Lamentável!

CONFIRA MAIS FOTOS!

Welington Dantas queria votação de projetos retirados de pauta/Foto: José Maria Barros.
 
Final da sessão de ontem foi tumultuado/Foto: José Maria Barros.
 
Bancada de oposição abandonou o plenário/Foto: José Maria Barros.
 
Vereador Wellington Dantas deixa plenário antes do final da sessão/Foto: José Maria Barros.
 
Vereadores da oposição abandonam plenario antes do final da sessão/Foto: José Maria Barros.
 
Bancada da situação permaneceu em plenário até encerramento da sessão/Foto: José Maria Barros.
 
Vereador Pedro Pio conduzia os trabalhos/Foto: José Maria Barros.
 
Pedro Pio encerra sessão sem a votação dos projetos em pauta/Foto: José Maria Barros.
 
Servidores da Câmara após encerramento da sessão/Foto: José Maria Barros.
 
Plenário vazio/Foto: José Maria Barros.
 
Vereadores da oposição deixam o plenário/Foto: Reprodução Facebook.
 
Presidente em exercício questiona vereador Wellington Dantas/Foto: Reprodução Facebook.
 
Sessão da Câmara teve final tumultuado/Foto: Reprodução Facebook.
 
Presidente em exercício encerrou a sessão/Foto: Reprodução Facebook.

 

Compartilhe:

Comentar

3 Comentários

  1. Douglas Moura Nunes

    Convocar sessão extraordinária para votar projetos dando nomes de rua... Que relevância e importância tem isso para a cidade? Se for um plebiscito com a população de Picos, se desejam ou não dar nomes de ruas ou titulo de cidadania, com certeza todos dirão que não. É obvio, nada trás de importância para a cidade. Toda a população fica indignada, imaginando o que ainda virá por aí. Se os vereadores abandonam as sessões, deveria cortar também seus subsídios, receberem se cumprir com o dia trabalhado, se não cumprir não recebe. Já atuam por tão pouco tempo (se é que se pode chamar de atuar uma vez que comparecem ou não ao seu bel prazer) e ainda tem o privilégio de abandonarem o dia de sessão... Sim, quem paga os vereadores são os cidadãos de Picos, por isso o povo merece respeito, consideração e transparência!

  2. franc

    Lamentável uma vergonha tudo que sabem fazer é da título de cidadania e nome de ruas e nada mais por isso que não voto e ainda mais bons salários pago por nós.

  3. Janildo Araujo

    E o pior que são projetos sem nenhuma relevância pra cidade...nem obras de infraestrutura, nem obras de saneamento, lamentável é pouco....

Veja Também