Vereador Rinaldinho propõe concessão da Medalha Coelho Rodrigues ao cunhado
Caso a proposta seja aprovada pelo plenário, homenageado será o militar José Alex de Sousa Leal
Rinaldinho propõe homenagem ao cunhado / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
O vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (MDB), apresentou projeto decreto legislativo concedendo a Medalha Coelho Rodrigues ao tenente-coronel do Exército, José Alex de Sousa Leal, que é seu cunhado.
Natural de Picos, o tenente-coronel José Alex de Sousa Leal é irmão da professora e advogada Antônia Maria de Sousa Leal, esposa do vereador Rinaldinho, autor da proposta. O militar assume na próxima sexta-feira, 9 de dezembro, o comando do 3º Batalhão de Engenharia de Construção.
Decreto legislativo
Proposto pelo vereador Rinaldinho e subscrito pelos demais parlamentares, o decreto legislativo concedendo a Medalha Coelho Rodrigues a Alex Leal foi lido no plenário da Câmara Municipal de Picos na sessão do dia 10 de novembro. Em seguida, encaminhado para a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final para receber parecer técnico.
A matéria foi colocada em pauta na sessão da última quinta-feira, 1] de dezembro, mas, acabou não sendo votada devido a ausência dos vereadores Hugo Victor (MDB), Eriberto Barros (Progressistas) e Marcos Buriti (PTB).
A Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues apenas será concedida por aprovação de todos os vereadores do legislativo picoense.
Banalização da comenda
A Medalha Coelho Rodrigues é a maior honraria do município e, para que o projeto seja colocado em votação precisa da assinatura dos quinze vereadores que compõem o legislativo picoense. Para ser aprovada, a proposta necessita do voto unânime e aberto de todos os parlamentares.
Temendo essa banalização da comenda, os legisladores que criaram a Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues colocaram na lei alguns critérios rígidos para que uma pessoa tivesse o direito de receber a honraria. Porém, ao que parece, não foram suficientes para evitar que a banalização viesse a acontecer.
De autoria da então vereadora Olívia da Silva Rufino Borges, o projeto de lei que criou a Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues foi aprovado em segunda discussão no dia 9 de julho de 1984, data em que fora sancionado pelo presidente da época, Luís Rodrigues Coelho.
Critérios rígidos
De acordo com § 1º, a Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues será concedida àquele, que acima de qualquer suspeita, tenha prestado à Nação, ao Estado e/ou a terra picoense, relevantes serviços, sócio-cultural, humanitário, político, militar, religioso, bem como, comprovados serviços ao povo, nos campos da tecnologia, ciências, letras e artes, e, ainda por feitos heroicos.
.jpg)
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!