• Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Servidores aposentados e pensionistas querem fim da contribuição previdenciária

Entidades que integram movimento e deputados que defendem a proposta participaram de encontro

Participantes do encontro / Foto: divulgação

A extinção da cobrança de contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas, defendida pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006, foi o tema do 17º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, realizado no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (25). 

Representou o Sindifisco Nacional o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Auditor Fiscal Roberto Kasai, que também é vice-presidente do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), idealizador do evento. Diversas entidades que integram o movimento e deputados que defendem a proposta acompanharam a solenidade.  

Servidores aposentados querem fim da contribuição previdenciária/Foto: Divulgação.
 

Por ser uma proposição antiga, a ideia é apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição para ser apensada à PEC 555/2006 e, assim, levar aos deputados. São necessárias 171 assinaturas para aprovar sua criação. A matéria prevê uma redução gradativa da contribuição previdenciária. O deputado Cléber Verde (MDB-MA) abraçou a proposta e saiu com ela em mãos para que o trabalho de convencimento fosse feito ainda nesta quarta-feira (25). 

“Vamos pedir aos deputados que possam votar favoravelmente a essa PEC. O que move a economia de um país é o consumo. Para ter consumo, as pessoas precisam ter renda. A proposta será escalonada e há condições políticas para aprovar a matéria. Uma vez que o aposentado tenha em sua conta mais recursos, ele vai comprar o que precisa e vai movimentar a economia, retornando aos cofres públicos em decorrência da cobrança de tributos”. 

Roberto Kasai enfatizou a importância que a pauta seja trabalhada junto aos parlamentares do Congresso. “Não é correto que a gente continue pagando pela mesma aposentadoria duas vezes durante o resto de nossas vidas. Não há justiça nessa cobrança! Nós temos que mostrar aos nossos parlamentares, governantes, ao presidente Lula, que precisamos mudar essa realidade”.   

Proposta está tramitando na Câmara dos Deputados/Foto: Divulgação.
 

O presidente do Mosap, Edson Guilherme Haubert, enfatizou que o parlamento precisa entender como funcionará essa nova proposta. “Nós faremos a partir de hoje um trabalho de formiguinha, vamos de gabinete em gabinete. Eles refletirão sobre essa questão, poderão formar seu juízo e concluir que dá para aprovar essa emenda constitucional”, disse. 

O consultor Luiz Alberto dos Santos fez uma apresentação detalhada sobre o estudo técnico acerca dos impactos fiscais e alternativas sobre a PEC 555/2006. Ele destacou que a contribuição do aposentado precisa ser revista, inclusive, por conta das exorbitantes contribuições. Deixou claro que esse dinheiro vai fazer a economia circular e esclareceu que a contribuição paga pelos aposentados e pensionistas tem caráter confiscatório.

Fonte: Agência Brasil
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também