• Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2024

Institutos de pesquisa erraram feio em Teresina

As pesquisas apontavam que o candidato a prefeito Fábio Novo (PT) venceria no primeiro turno

Institutos de pesquisa erraram feio em Teresina / Foto: divulgação

Ficou muito, mas muito feio mesmo, para todos os institutos de pesquisa que atuaram em Teresina durante estas eleições.

Nenhum resultado de pesquisa eleitoral acertou. Todos os institutos erraram. Seja ele contratado por partido político ou por veículo de comunicação. E olha que era quase uma pesquisa por dia!

As pesquisas apontavam que o candidato a prefeito Fábio Novo (PT) venceria no 1º turno. Em algumas destas, diziam que a diferença para Silvio Mendes (União Brasil) seria de 20% das intenções de votos.

E o pior: muitos veículos de comunicação divulgaram as pesquisas e cravavam com falas do tipo: “E Fábio Novo, desta forma, vai ganhar no 1º turno”. Material que era usado, posteriormente, no programa eleitoral do candidato petista.

Um card divulgado pelo site oficial da TV Cidade Verde viralizou desde cedo da manhã desta segunda-feira (07/10). Foi divulgado na véspera da eleição e mostrou números que divergiram bastante da realidade. O que se viu, após as aberturas das urnas, foi justamente o contrário.

E o pior: muitos veículos de comunicação divulgaram as pesquisas e cravavam com falas do tipo: “E Fábio Novo, desta forma, vai ganhar no 1º turno”. Material que era usado, posteriormente, no programa eleitoral do candidato petista.

Resultado da eleição em Teresina/Foto: Divulgação.
 

O resultado oficial: Silvio Mendes foi eleito prefeito de Teresina com 52,19%, um total de 239,8 dos votos válidos. Enquanto Fábio Novo acabou com 43,26% (198,7 votos). Os demais candidatos: Dr Pessoa (PSD) com 2,20%, Professor Tonny (NOVO) 1,34%, Francinaldo Leão (PSOL) 0,51%, Santiago Belizário (UP) 0,19%, Geraldo Carvalho (PSTU) 0,14%, Lourdes Melo (PCO) 0,12% e Telsirio Alencar 0,05%.

O OitoMeia traz agora os nomes dos institutos e suas últimas divulgações, além dois veículos de comunicação. Confira:

PESQUISA DATAMAX

O Instituto Datamax, que pertence ao empresário Rogério, nome ligado ao vice-governador Themistocles Filho (MDB), em sua última pesquisa, que foi divulgada no dia 5 de outubro nas TVs Meio Norte e Cidade Verde, apontou que nos votos válidos o resultado seria: Fábio Novo eleito no 1º turno com 51,57%. E Silvio Mendes seria derrotado com 43,86%. Acertaria se tivesse trocado os nomes.

PESQUISA QUAEST

Contratada exclusivamente pela TV Clube (Globo no Piauí), a pesquisa Quaest, de Felipe Nunes, do Paraná, foi divulgada também na véspera da eleição e foi a que mais causou polêmica, sendo inclusive suspensa pela Justiça Eleitoral no dia seguinte. É que na estimulada e na espontânea, Silvio apareceu na frente, de maneira apertada, mas ao soltar os votos válidos, colocou Fábio na frente segundo um critério que o instituto não conseguiu explicar. Fábio apareceu com 48% e Silvio 47%. Errou feio!

PESQUISA IPPI

O Instituto IPPI é recém-criado e pertence a Jefferson Leite. É ligado ao próprio governador Rafael Fonteles (PT). Foi divulgado no podcast do jornalista Ieldyson Vasconcelos, o Iealcast, e na TV Meio Norte. Desde o começo da campanha, o IPPI sempre colocou Fábio Novo na frente e chegou a mostrar uma diferença de 10% para Silvio. Na última pesquisa, divulgada na véspera, informou que os números seriam: 52% para Fábio e 42% para Silvio nos votos válidos. Mais uma que teria andado perto, se tivesse trocado os nomes.

PESQUISA OPINAR

Já a pesquisa do Opinar, que foi divulgada para sair no jornal O Dia também na véspera da eleição, tem um detalhe a ser contado. Dias atrás o instituto, que pertence a Rodrigo Melo, estava divulgando pesquisas com Silvio na frente. Contudo, da noite para o dia, as pesquisas dele começaram a aparecer com o Fábio na frente. E a última, do dia 5, informou: 52% para Fábio e 42% para Silvio nos votos válidos. Muito parecido com a do IPPI. Ou seja, também teria acertado se tivesse trocado os nomes.

PESQUISA CREDIBILIDADE

Este foi o instituto que fez a última pesquisa que mais errou. Pertence ao empresário Celso. E na pesquisa do dia 4 de outubro, chegou a informar que Silvio teria 39% nos votos válidos e que Fábio venceria no primeiro turno com 52%. A pesquisa foi divulgada no portal 180graus, que foi quem mais divulgou os levantamentos deste instituto. O portal inclusive postou diversos cards em suas redes sociais afirmando que Fábio Novo ganharia, com base nas pesquisas, no 1º turno com uma diferença considerável. Mais um que errou muito feio.

Fonte: OitoMeia

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também