• Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024

Efrém Ribeiro tem celular tomado por agente da PRF durante cobertura em Teresina

Agente da Polícia Rodoviária Federal avançou em direção ao jornalista e tomou o seu aparelho celular

Jornalista Efrém Ribeiro / Foto: Arquivo pessoal

Neste sábado (17/06), o jornalista Efrém Ribeiro teve seu celular confiscado por um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) enquanto registrava a retirada de um preso na central de flagrantes de Teresina.

Segundo informações apuradas, a viatura da PRF chegou ao local com um homem detido sob suspeita de lesão corporal no bairro Poty Velho, Zona Norte da capital. Efrém abordou as autoridades e realizou perguntas, recebendo respostas breves.

No entanto, momentos depois, um agente da corporação se aproximou, informou ao repórter que era proibido filmar o preso e que a imagem do detido deveria ser preservada. Apesar disso, Efrém continuou registrando o momento em que o homem era retirado da viatura, até que o policial avançou em sua direção e tomou seu aparelho telefônico.

O incidente gerou repercussão e levantou debates sobre liberdade de imprensa e o direito dos jornalistas de exercerem seu trabalho de forma segura e sem censura.

O caso será investigado e acompanhado por entidades de defesa da liberdade de expressão.

Nota do Portal OitoMeia

O OitoMeia vem, através desta matéria, se manifestar contra a tentativa de cerceamento do trabalho do jornalista Efrém Ribeiro. O profissional, que faz a cobertura jornalística pelo OitoMeia diariamente, especialmente na Central de Flagrantes, sofreu o que consideramos uma das piores agressões que um trabalhador da imprensa pode sofrer. A tentativa do cerceamento do trabalho de um jornalista não pode ser aceita! Para nós que fazemos o OitoMeia, esse tipo de comportamento partindo de uma autoridade flerta fortemente com a censura.  Todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, Efrém Ribeiro se posiciona em frente à sede da Central de Flagrantes da Polícia Civil do Piauí, no Centro de Teresina, em busca das informações policiais. Em nenhum momento Efrém Ribeiro invade ou prejudica o trabalho das autoridades policiais ou ultrapassa os limites quando se trata do repasse da melhor informação. Mesmo assim, de maneira grosseira e sem motivos legais, o jornalista teve o seu telefone celular tomado de suas mãos. Nós que fazemos o jornalismo do OitoMeia jamais aceitaremos qualquer ação deste tipo. Buscaremos de todas as maneiras prezar pela liberdade de imprensa. Desta forma, acionamos o Sindicato dos Jornalistas do Piauí, através do presidente Luís Carlos, que deve emitir uma nota e dar encaminhamento para que sejam tomadas as devidas providências.

Victor Costa (Jornalista Editor-chefe do OitoMeia)

Fonte: 180 Graus
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também