• Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025

Câmara de Picos muda horário da posse dos eleitos para atender agenda de Rafael Fonteles

Mudança no horário da sessão foi aprovada em duas votações com sete votos a favor e cinco contra

Câmara de Picos muda regimento interno para se adequar a agenda do governador / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Para se adequar a agenda do governador Rafael Fonteles (PT) que pretende marcar presença, a Câmara Municipal de Picos aprovou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, projeto de lei alterando das 8 horas da manhã para as 17 horas, a sessão de posse do prefeito Pablo Santos (MDB), vice Xandu Néri (PSB) e dos dezessete vereadores eleitos no último dia 6 de outubro.

Até esta quinta-feira, 19 de dezembro, a sessão de posse dos eleitos era realizada as 8 horas da manhã. No entanto, como o governador Rafael Fonteles só poderia comparecer as 17 horas, a Câmara de Picos decidiu, sem qualquer discussão, mudar o regimento interno da casa para se adequar a agenda do chefe do executivo estadual.

Cinco vereadores votaram conra o projeto/Foto: José Maria Barros.
 

A matéria foi aprovada em duas votações e dentre os cinco vereadores que votaram contra, três são da base do governador Rafael Fonteles (PT). Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PSB); José Luís de Carvalho (MDB) e Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PSD). Eles foram acompanhados pelos oposicionistas Pedro Pio e José Joaquim de Carvalho, o Dedé Monteiro, ambos do Progressistas.

Votaram a favor da mudança do horário da sessão de posse para atender a agenda do governador Rafael Fonteles (PT) os vereadores governistas Wellington Dantas (PT), Antônio Moura (PCdoB), Marcos Buriti (PSD), Valdívia Santos (PT), Rinaldinho (MDB), Filomeno Portela (PT) e Dalva Mocó (PSB). Hugo Victor (MDB) e Afonsinho (PP), não compareceram.

Câmara de Picos muda regimento interno para atender agenda do governador/Foto: José Maria Barros.
 

O projeto de lei aprovado pelo plenário dá nova redação ao artigo 9º da Resolução 157/2023, Regimento Interno da Câmara Municipal de Picos, que dispõe sobre a alteração da sessão de posse, passando das 8 horas da manhã para as 17 horas do dia 1º de janeiro.

Chaguinha critica mudança

O vereador Chaguinha afirmou que é contra mexer no regimento apenas para contemplação de um momento. Ele disse que os demais municípios da região marcaram suas posses para a tarde, em razão de que em Picos era pela manhã e com essa mudança serão prejudicados, pois Picos concentra as atenções.

Vereador Chaguinha faz duras críticas ao prjeto/Foto: José Maria Barros.
 

“Trata-se de uma quebra de tradição, quando se faz uma mudança no regimento interno da noite para o dia. Tomei conhecimento desse proposta agora a tarde quando cheguei ao plenário, não houve nem tempo de se discutir” – afirmou.

Ainda de acordo com Chaguinha, se tivesse tempo para se discutir, fazer as adequações necessárias com os demais vereadores conscientizando eles da importância de manter o regimento interno em funcionamento, não haveria essa mudança” – destacou.

“Foi um atropelo! Porque, talvez daqui a quatro anos o prefeito disser que gostaria de tomar posse às 9 horas, vai ter que fazer uma nova votação para adequar o regimento interno. Então, não tem sentido, nada justifica essa alteração.” – criticou Chaguinha.

Vice-presidente da Câmara, José Luís, votou contra o projeto/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também