Câmara de Picos muda horário da posse dos eleitos para atender agenda de Rafael Fonteles
Mudança no horário da sessão foi aprovada em duas votações com sete votos a favor e cinco contra
Câmara de Picos muda regimento interno para se adequar a agenda do governador / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Para se adequar a agenda do governador Rafael Fonteles (PT) que pretende marcar presença, a Câmara Municipal de Picos aprovou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, projeto de lei alterando das 8 horas da manhã para as 17 horas, a sessão de posse do prefeito Pablo Santos (MDB), vice Xandu Néri (PSB) e dos dezessete vereadores eleitos no último dia 6 de outubro.
Até esta quinta-feira, 19 de dezembro, a sessão de posse dos eleitos era realizada as 8 horas da manhã. No entanto, como o governador Rafael Fonteles só poderia comparecer as 17 horas, a Câmara de Picos decidiu, sem qualquer discussão, mudar o regimento interno da casa para se adequar a agenda do chefe do executivo estadual.
A matéria foi aprovada em duas votações e dentre os cinco vereadores que votaram contra, três são da base do governador Rafael Fonteles (PT). Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PSB); José Luís de Carvalho (MDB) e Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PSD). Eles foram acompanhados pelos oposicionistas Pedro Pio e José Joaquim de Carvalho, o Dedé Monteiro, ambos do Progressistas.
Votaram a favor da mudança do horário da sessão de posse para atender a agenda do governador Rafael Fonteles (PT) os vereadores governistas Wellington Dantas (PT), Antônio Moura (PCdoB), Marcos Buriti (PSD), Valdívia Santos (PT), Rinaldinho (MDB), Filomeno Portela (PT) e Dalva Mocó (PSB). Hugo Victor (MDB) e Afonsinho (PP), não compareceram.
O projeto de lei aprovado pelo plenário dá nova redação ao artigo 9º da Resolução 157/2023, Regimento Interno da Câmara Municipal de Picos, que dispõe sobre a alteração da sessão de posse, passando das 8 horas da manhã para as 17 horas do dia 1º de janeiro.
Chaguinha critica mudança
O vereador Chaguinha afirmou que é contra mexer no regimento apenas para contemplação de um momento. Ele disse que os demais municípios da região marcaram suas posses para a tarde, em razão de que em Picos era pela manhã e com essa mudança serão prejudicados, pois Picos concentra as atenções.
“Trata-se de uma quebra de tradição, quando se faz uma mudança no regimento interno da noite para o dia. Tomei conhecimento desse proposta agora a tarde quando cheguei ao plenário, não houve nem tempo de se discutir” – afirmou.
Ainda de acordo com Chaguinha, se tivesse tempo para se discutir, fazer as adequações necessárias com os demais vereadores conscientizando eles da importância de manter o regimento interno em funcionamento, não haveria essa mudança” – destacou.
“Foi um atropelo! Porque, talvez daqui a quatro anos o prefeito disser que gostaria de tomar posse às 9 horas, vai ter que fazer uma nova votação para adequar o regimento interno. Então, não tem sentido, nada justifica essa alteração.” – criticou Chaguinha.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!