• Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Wellington Dias abandona prédio da 9ª Gerência Regional de Educação em Picos

Situado no centro de Picos o prédio foi abandonado há mais de três anos pelo governo do estado

Prédio da 9ª GRE está em completo abandono / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Definitivamente o governador Wellington Dias (PT) não prioriza o setor educacional. Na sua quarta gestão à frente do Palácio de Karnak, existem problemas com o transporte escolar, já estamos no final do mês de abril e os professores da rede estadual de ensino ainda não garantiram o reajuste do piso salarial, garantido em lei. Sem falar na estrutura física precária de algumas escolas, delas passando por reformas que nunca acabam.

CONFIRA OUTRAS IMAGENS!


    
Uma prova do descaso para com o setor é o abandono do prédio da 9ª Gerência Regional da Educação em Picos, que fica situado na rua Monsenhor Hipólito, centro da cidade. Condenado pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros desde o início de 2015, hoje se encontra praticamente destruído e sem qualquer utilidade.

Desocupação
 
Como oferecia riscos aos servidores da 9ª Gerência Regional da Educação, o prédio foi desocupado em janeiro de 2016. A partir de fevereiro do mesmo ano o órgão passou a funcionar provisoriamente em três salas cedidas pela Escola Normal e Oficial de Picos. Como a reforma do imóvel nunca saiu, a 9ª GRE continua na Enop.
    
Segundo moradores da vizinhança, como o prédio abandonado não tem qualquer segurança, passou a servir de abrigo para vândalos e viciados em drogas. Na tarde de 13 de setembro de 2015, foi alvo de um incêndio, provavelmente criminoso. O fogo destruiu pelo menos duas salas que estavam lotadas de livros.

Antes, no dia 9 de abril do mesmo ano, o local já havia sido alvo da ação de vândalos. Na oportunidade, eles arrombaram diversos armários e espalharam documentos e materiais de expediente pelo chão. Também picharam suásticas nazistas na sala da gerência regional.

Reforma

Apesar de prometida por diversas vezes, a reforma do prédio nunca saiu, nem mesmo durante a gestão da deputada federal Rejane Dias (PT), mulher do governador Wellington Dias. Ela ficou ao menos três anos à frente da Secretaria Estadual da Educação. 

Quando ainda estava no comando da Seduc, a deputada federal Rejane Dias prometeu colocar segurança armada enquanto a reforma acontecia. Isso foi em 2016 em visita à cidade de Sussuapara. Mais de três anos depois nem a segurança e nem a reforma saíram do papel. Hoje o prédio não conta, sequer, com um vigia, apenas um cachorro foi visto lá pela reportagem do Informa Picos.

Em outra visita á cidade de Picos, a então secretária estadual da Educação, Rejane Dias, garantiu que o projeto de reconstrução da sede da 9ª GRE estava em estágio avançado. Segundo ela, dependia apenas da conclusão de trâmites burocráticos da segunda parcela de um empréstimo contraído pelo governo do estado junto à Caixa Econômica Federal. Ficou na promessa.

Com uma extensa área o imóvel, onde por muitos anos funcionou a Unidade Escolar Coelho Rodrigues, está em completo abandono. Telhado, banheiros, portas, salas e até mesmo o auditório, tudo completamente destruído e o próprio prédio correndo riscos de desabar por completo. E o governo do estado indiferente.


 

Compartilhe:

Comentar

1 Comentário

  1. Joaquim da Silva Neto

    Meu querido Colégio Estadual Marcos Parente. Está jogado às traças. Aprendi muito aí com excelentes professores.

Veja Também