• Terça-Feira, 14 de Maio de 2024

PT homologa candidatura de Rafael Fonteles a governador do Piauí

Convenção confirmou o nome do presidente da Alepi Themístocles Filho (MDB) como candidato a vice

Convencionais confirmam candidatura de Rafael Fonteles / Foto: divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou, na tarde deste sábado (23), a candidatura do ex-secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, ao governo do Piauí. O anúncio foi feito durante convenção partidária, na Zona Leste de Teresina.

Rafael Tajra Fonteles tem como vice o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado estadual Themístocles Filho (MDB). Nas Eleições 2022, nove partidos (PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PROS, SDD, MDB e Agir) estão coligados.

Rafael Fontels sauda a militância/Foto: Divulgação.
 

O evento também homologou a candidatura de nove deputados federais e 27 estaduais, e de Wellington Dias ao senado. Ainda não há a confirmação de quantos candidatos à coligação de nove partidos terá ao todo.

No início deste mês, representantes do PT, PCdoB e PV também formalizaram a federação partidária Brasil Esperança - as federações são novidade na disputa política deste ano: os partidos terão que atuar em conjunto durante toda a legislatura. É diferente da coligação, que estabelece aliança apenas durante o período eleitoral.
Em seu discurso durante a convenção, Rafael lembrou do tempo em que foi secretário estadual da Fazenda e destacou estar preparado para o cargo de governador.

"Sinto realmente que estou preparado, que essa missão é a maior da minha vida. E estou abraçando essa missão de corpo e alma. Para ser governador desse estado, não pode ter preguiça. Tem que gostar de trabalhar. E o mais importante é a sensibilidade social, é preciso gostar do povo, de estar com o povo. Eu já tive oportunidade de conhecer os 224 municípios do Piauí. A sabedoria do povo é maior do que a sabedoria dos livros" declarou Rafael Fonteles.

Rafael Fonteles anuncia propostas/Foto: Divulgação.
 

Propostas

Ao falar sobre propostas de governo, Rafael Fonteles afirmou que pretende:
•    Fortalecer o combate à fome e à pobreza
•    Gerar mais emprego e renda
•    Tornar o Piauí o estado mais digital do país, expandindo a rede de fibra óptica
•    Criar mais escolas integrais e profissionalizantes e tornar o Piauí o 1º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por estado

Em parte do discurso, ele elogiou as gestões de Wellington Dias, da atual governadora do Piauí Regina Sousa, e dos ex-presidentes Lula e Dilma (PT).

"Muito já foi feito, mas agora queremos mais. O Piauí é exemplo no combate à fome e à pobreza. Nós queremos continuar sendo exemplo. Nós queremos ser o estado que mais cresce e gera emprego do Brasil inteiro. Queremos ter o governo mais digital do Brasil. Queremos ser o estado com mais escolas em tempo integral, com mais escolas profissionalizantes e o primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)."

Convenção dos partidos da base/Foto: Divulgação.
 

Sobre Rafael Fonteles

O candidato Rafael Fonteles tem 37 anos e é bacharel em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou a carreira como professor e tornou-se mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado no estado do Rio de Janeiro.

Ele chegou a ser premiado em Olimpíadas Internacionais de Química (2002), Física (2002) e Matemática (2004) nos países da Holanda, Indonésia e Macedônia.

Entre janeiro de 2015 e março de 2022, Rafael foi secretário estadual da Fazenda do Piauí e coordenador do PRO Piauí, programa de investimentos do governo estadual, que originou, por exemplo, o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA).

Em abril de 2019, o candidato assumiu a presidência do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). Em 2021, foi reeleito e permaneceu até março deste ano.

Atualmente, Rafael também atua como consultor de investimentos. É casado com a médica Isabel Araújo e tem três filhos.

Rafael Fonteles cumprimenta simpatizantes.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também