• Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024

PT descarta acordo com MDB e confirma Franzé como candidato a presidente da Alepi

Dono da maior bancada na Assembleia Legislativa do Piauí em 2023, o PT não abrirá mão da disputa

Deputado Franzé Silva (PT) / Foto: Jarbas Santana

Dono da maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí a partir de 1º de fevereiro de 2023, o Partido dos Trabalhadores (PT) descartou um acordo com o MDB e confirmou o deputado Franzé Silva como candidato a presidente da Casa. 

O partido revelou unidade no encontro e a meta é manter a candidatura até mesmo para possível disputa em plenário com o emedebista Severo Eulálio, lançado segunda-feira, 07, candidato da sigla a presidente da Alepi. 

Unido, o PT só precisa de três votos para vencer a eleição, pois Franzé Silva é mais velho que Severo Eulálio. O Progressistas, com sete parlamentares, será o fiel da balança numa disputa de governistas.

A eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Piauí acontece no dia 1º de fevereiro, data em que os deputados estaduais eleitos em outubro de 2022 vão tomar posse e, em seguida eleger a nova composição da mesa diretora do Legislativo Estadual biênio 2023-2024.

O PT elegeu doze deputados estaduais e o MDB nove. A principal corrida dos dois partidos é buscar o apoio dos oito parlamentares da oposição, sete deles do Progressistas e um do Republicanos.

O deputado estadual Franzé Silva (PT) falou sobre a movimentação para a articulação dos apoios na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O petista afirmou que é necessário muito diálogo e entendimento para arregimentar os apoios necessários para a vitória. 

Franzé Silva afirmou que nesse processo, onde os eleitores são os próprios deputados, é preciso ter habilidade e propor um legislativo mais participativo entre os 30 parlamentares para se ter êxito no processo interno.

Deputado Fábio Novo defende candidatura própria do PT/Foto: Divulgação.
 

O deputado reeleito Fábio Novo (PT) defende que a presidência deve ser ocupada por um petista, já que o partido possui a maior bancada na Casa Legislativa. Atualmente, dos 30 deputados estaduais, 12 são do PT sendo necessários os votos de mais 3 parlamentares para que Franzé seja eleito. 

“Não é que o PT insiste, o PT tem o direito natural porque possui uma bancada de 12 parlamentares, assim como o MDB tem o direito natural de apresentar um nome” - reconhece o parlamentar.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também