• Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Professores e alunos realizam protesto para cobrar melhorias na Uespi

Manifestantes cobraram melhorias na infraestrutura, assistência estudantil e valorização profissional

manifestantes protestam em frente A lepi / Foto: Isabela Leal/G1-PI

O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp), realizou uma manifestação na frente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para reivindicar melhorias na infraestrutura, assistência estudantil e valorização profissional.

A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (23) e contou com cerca de 30 alunos e cinco professores. Dentre eles, o professor de antropologia, Marcelo Reges. Ele lamenta a dificuldade de fazer pesquisa e projetos de extensão na instituição.

“Eu trabalho com uma área muito teórica e não tenho condições de indicar livros do século XX porque não temos biblioteca. Isso sem contar com a estrutura da Universidade. Os estudantes tem dificuldade até de beber água”, disse.

Dentre as reivindicações estão um restaurante e moradia universitária. O estudante de História, Thiago Santos, tem 23 anos e diz que já teve que escolher entre voltar para casa ou almoçar.

Estudante denuncia que já assistiu aula com fome/Foto:Isabela Leal/G1-PI.
 

“Já assisti aula com fome, porque na cozinha comunitária, que não chega a ser um restaurante universitário, só disponibilizam 150 fichas por dia. Cerca de 11h da manhã não tem mais nada”, disse.

Emocionado, o estudante lamentou a condição do curso e da falta de professores. Segundo ele, o curso de história que era para ser feito em quatro anos, já se estendeu por seis.

“Esse atraso me prejudica na qualidade do ensino que estou recebendo e no mercado de trabalho. É muito ruim, o retrato do descaso”, afirmou.
“R$66 milhões para quem?”, questiona professor

O professor Marcelo Reges lamentou ainda que o projeto de investimento de R$ 66 milhões não teve participação dos docentes.

“Quem sabe o que a gente precisa é quem está dentro da Uespi todos os dias. Como podem políticos, o reitor que fecha os olhos para nossa realidade, saberem mais da Universidade do que a gente? Não fomos ouvidos. Queremos democracia”, ressaltou.

Uespi/Foto: Divulgação.
 

Uespi responde

Em nota, a administração superior da Uespi afirmou que diariamente a universidade realiza um diálogo com a "comunidade uespiana" e com diretores de centro e campi.

Confira a nota na íntegra:

"A Administração Superior da UESPI esclarece que o diálogo é realizado com a comunidade uespiana diariamente. O contato com os diretores de centro e campi é constante na discussão das melhorias na infraestrutura de nossas unidades administrativas.

Em função deste diálogo interno, chegou-se ao maior valor de investimento na história da nossa Universidade."

Fonte: G1-PI
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também