• Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024

Prefeitura de Picos expande e moderniza o parque de iluminação pública do município

Os investimentos são feitos com recursos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip), arrecadados através da Cosip

Iluminação do acesso ao conjunto Pantanal / Foto: Sávio Magalhães

Visando oferecer um serviço de qualidade à população, a Prefeitura de Picos, através do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip), tem avançado na expansão e modernização do parque de iluminação pública. Os investimentos chegam aos mais diferentes bairros da sede e aos povoados e localidades da zona rural, beneficiando milhares de moradores.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Segundo o coordenador do Fumip, Rômulo Costa, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), tem priorizado a iluminação pública como um instrumento essencial para a segurança e bem estar da população.


    
Esse projeto contempla várias ações, desde a troca de lâmpadas de vapor de mercúrio para vapor de sódio, troca de lâmpadas de vapor de mercúrio para as de Led e, principalmente, a ampliação do parque de iluminação pública da cidade.
    
Tudo isso tem sido possível devido à implantação da Cosip (Contribuição para Serviço de Custeio da Iluminação Pública (Cosip), cujo projeto de lei foi elaborado pelo prefeito, discutido e aprovado pela Câmara Municipal de Picos.

Avanços

Segundo o coordenador do Fumip, Rômulo Costa, quando recebeu o parque de iluminação o mesmo estava defasado. Tratava-se de uma estrutura que vinha da Cepisa. “Nós recebemos uma Picos praticamente sem iluminação, pois, a empresa [Cepisa] não fazia tantos investimentos” – lembra Rômulo Costa.
    
De acordo com Rômulo Costa, a partir de 2000 quando surgiu à oportunidade de esses serviços sair das concessionárias e passar para os municípios, abriu-se uma nova possibilidade. Porém, Picos ainda demorou vários anos com uma iluminação pouco adequada.


    
“Quero dizer que Picos só veio a ter grandes investimentos em iluminação pública foi quando eu assumi o Fumip, que nos deu a possibilidade de fazer investimentos, o que foi uma conquista. Aumentamos a taxa sim, mas teve também serviços e benefícios para a população, isso eu posso garantir” – afirmou Rômulo Costa.

Atendimento ao consumidor

Ele destaca que hoje o município de Picos é um dos poucos do estado do Piauí que, quando uma pessoa, um consumidor sente necessidade de trocar uma lâmpada que apagou no poste em frente a sua casa, que ele é atendido através de uma solicitação feita via telefone, sem burocracia, sem precisar pedir favor a ninguém.


    
Para Rômulo Costa isso é um avanço, pois anteriormente a pessoa precisava da interferência de alguém para ser atendida. “Prova disso é que muitos requerimentos dos vereadores era pedindo a troca de lâmpadas e hoje isso está superado. Agora, os requerimentos que existem na Câmara são de outro nível, cobram é a expansão de rede” – comentou.

Investimentos
    
Durante a sua gestão à frente do Fumip, Rômulo Costa disse que já foram feitos altos investimentos na expansão do parque de iluminação pública de Picos. Primeiro foi concluído o serviço da Avenida Beira-Rio, com lâmpadas de Led.

Depois foi feita a rede de acesso ao conjunto habitacional Pantanal, que desde a sua fundação no início dos anos 90, não tinha iluminação no trecho que liga a BR-316 ao bairro. 

“Antes desse investimento era um local isolado e quem não tinha um transporte se deparava com uma situação delicada para trafegar pela Avenida Simão Cirineu devido à falta de segurança” –pontuou Rômulo Costa.
    
A inauguração da ampliação da rede de iluminação pública da Avenida Simão Cirineu aconteceu no dia 4 de julho do ano passado, presidida pelo prefeito, Padre Walmir e com a presença do coordenador do Fumip, Rômulo Costa, outras autoridades e expressivo número de moradores.
    
Outro alto investimento foi à rede de iluminação pública que vai do final da avenida Severo Eulálio até o bairro Belo Norte. “Trata-se de outro bairro antigo que não tinha iluminação às margens da BR-316 que dá acesso á comunidade. O trecho, inclusive, foi palco de vários acidentes, alguns com vítimas fatais, por conta da escuridão” – ressaltou o coordenador do Fumip.

A obra foi entregue oficialmente a comunidade pelo prefeito Padre Walmir e o coordenador do Fumip, Rômulo Costa, na noite de 11 de dezembro do ano passado, como parte da programação alusiva aos 128 anos de emancipação política do município de Picos.
    
“Nós tratamos iluminação pública como uma questão de segurança, pois o perímetro urbano à noite, se não tiver bem iluminado, se torna um local inseguro” – enfatiza o coordenador do Fumip.

Lâmpadas de Led
    
Como em 2019 o Fumip ainda não está atuando na ampliação da rede, outros investimentos estão sendo feitos, como é o caso da troca da iluminação do centro da cidade de lâmpadas a vapor metálico por Led. O projeto já contemplou a avenida Getúlio Vargas e depois será levado para outros bairros da cidade.


    
“Essa tecnologia tem qualidade de iluminação, propicia o melhoramento estético e, o grande fator que é a economicidade de energia. A avenida Getúlio Vargas encontrava-se antes com lâmpadas de 400 watts a vapor metálico e hoje ela está melhor iluminada com lâmpadas de Led de 250 watts. Então, temos economia de energia e estamos iluminando melhor” – comemora Rômulo Costa.
    
Para manter toda essa estrutura funcionando e atendendo a contento a população, o Fumip conta com cinco equipes trabalhando nos três turnos. Pela manhã, tarde e noite.
     
“Se em Picos tiver qualquer problema de iluminação pública até às duas horas da manhã, nós temos gente trabalhando para resolver naquela noite ainda, coisa que antigamente passava uma semana. Todo final de semana tem equipe de plantão. Portanto, não tenho dúvidas de que o serviço melhorou consideravelmente. Isso eu tenho comprovação, diversas testemunhas de pessoas” – destaca Rômulo Costa.


    
Ele acrescentou ainda que não apenas as pessoas que moram na sede do município estão sendo contempladas com a ação do Fumip, mas aquelas que residem no interior também estão sendo lembrados e recebendo investimentos.
    
“Antes o pessoal do interior era tratado com exclusão, na zona rural era colocada uma lâmpada de vapor de mercúrio que não clareava nada. Na minha gestão está acabada essa discriminação. No interior do município de Picos hoje tem iluminação pública a vapor de sódio, que ilumina bem” – completou o coordenador do Fumip. 

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também