• Domingo, 28 de Abril de 2024

Piauí teve recorde em desmatamento durante o governo de Wellington Dias

Na gestão Wellington Dias (PT) o Piauí aparece como um dos que mais desmataram no bioma cerrado

Ex-governador Wellington Dias (PT) / Foto: divulgação

Sob titulo “Ministros de Lula deixaram governos nos estados com recordes de desmatamento do cerrado”, o jornal Folha de S Paulo informou na segunda-feira que durante o mandato de Wellington Dias como governador do Piauí, o estado foi um dos três com maior índice de desmatamento do bioma cerrado. Fazem companhia ao ex-governador do Piauí os ex-mandatários da Bahia, Rui Costa, e do Maranhão, Flávio Dino. Os três foram nomeados ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A reportagem da Folha se baseia em análise de dados do Prodes (Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélite), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), referentes à devastação dos biomas brasileiros em sete estados cujos ex-governadores viraram ministros no governo Lula.

Segundo o jornal, o Piauí está no topo do desmatamento de áreas de cerrado.  O Estado do Piauí teve desmatados 1.189 quilômetros quadrados de daquele bioma, entre agosto de 2021 e julho de 2022.

O espaço desmatado equivale a um pouco menos que a área territorial de Teresina, que é de 1.391 quilômetros quadrados, a maior entre as capitais do Nordeste. É também mais que o dobro do registrado no período anterior. Não havia um índice tão elevado desde o encerrado em 2014, conforme os dados do Inpe.

Esse avanço de desmatamento deu-se durante o mandato do atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT) governou o Piauí por quatro mandatos, entre 2003 e 2010 e entre 2015 e 2022.

No Maranhão, governado por Flávio Dino (PSB) entre 2015 e 2022, o desmatamento do cerrado atingiu 2.834 km² no ano passado (quase cinco vezes a área da capital São Luís), segundo dados do Prodes, formulados a partir de imagens de satélite do Inpe. O cálculo leva em conta o intervalo entre agosto do ano anterior (2021) e julho do ano corrente (2022).

Dino é ministro da Justiça e Segurança Pública desde 1º de janeiro de 2023.

O Maranhão liderou o desmatamento do cerrado, concentrando mais de um quarto de devastação no último ano. O aumento foi de 24% em relação ao período de 12 meses encerrado em julho de 2021, um recorde em dez anos.

A Bahia também teve um recorde de devastação em dez anos, segundo os dados do Inpe. Foram desmatados 1.428 km² entre agosto de 2021 e julho de 2022 (quase o dobro da área de Salvador), um incremento de 54% em relação ao mesmo período anterior.

O ministro da Casa Civil de Lula, Rui Costa (PT), governou a Bahia nos últimos oito anos.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também