• Terça-Feira, 07 de Maio de 2024

No Piauí greve nacional e estadual da educação mobiliza servidores e estudantes

O Sinte-PI realizou um ato na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, em frente ao Palácio de Karnak

Protesto dos trabalhadores da educação / Foto: divulgação

Dentro das atividades da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, organizada pela CNTE e seus sindicatos, o dia 26/04 foi de greve nacional e estadual.

O Sinte-Pi realizou um ato na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, em frente ao Palácio de Karnak contando com representantes dos servidores da educação estadual professores, funcionários, ativos e aposentados, para denunciar mais uma vez à sociedade sobre o descaso que o governador e o secretário de educação tem tratado a educação e seus profissionais. Foi denunciado também à falta de organização da Seduc quanto à implementação do Novo Ensino Médio, sem que houvesse qualquer consulta ou mesmo formação preparatória para executar a proposta do Novo Ensino Médio.

Os representantes dos Núcleos, da base e dos estudantes fizeram discursos pela valorização profissional, pela revogação do Novo Ensino Médio e pela cultura de paz nas escolas.

Manifestação do Sinte-PI em frente ao Palácio de Karnak/Foto: Divulgação.
 

Na oportunidade a presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, fez o lançamento do Abaixo-Assinado em defesa da educação pública e valorização dos seus profissionais e a divulgação de uma Nota Pública pela cultura de paz nas escolas.

“Colocar policiais armados dentro ou fora das escolas não vai inibir a violência. É inadmissível policiais dentro das escolas revistando mochilas e bolsas de estudantes e funcionários diariamente. Estamos apresentando nessa Nota Pública os caminhos pelos quais o governo pode promover paz nas escolas públicas”, enfatizou Paulina.

Leia a íntegra da Nota Pública aqui

Um momento de destaque foi à participação do estudante Jaciel Silva, aluno do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual em Teresina-PI, onde ele além de se posicionar contrário ao Novo Ensino Médio fez a defesa da valorização dos profissionais da educação, destacando a propaganda eleitoral enganosa do agora governador Rafael Fonteles ao dizer que iria valorizar a educação.

Estudante apoia luta dos trabalhadores em educação/Foto: Divulgação.
 

“É inadmissível que os profissionais que têm a responsabilidade de formar nossas crianças e jovens recebam salários tão baixos e sejam tão maltratados pelo governo e pela sociedade. Os professores devem ser valorizados e reconhecidos como agentes fundamentais na transformação da nossa realidade. Portanto, é urgente que o governo aumente o investimento na educação e, em especial, na valorização dos professores. É preciso reajustar os salários desses profissionais, oferecer formação continuada de qualidade e garantir condições de trabalho adequadas para que possam desempenhar seu papel com dignidade e qualidade”, trecho do discurso do estudante Jaciel Silva.

A presidente da Associação dos docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADCESP), professora Lucineide Barros destacou a importância de continuarmos em luta e denunciou o descaso também com a educação superior. “A maior universidade pública do Piauí, que é de responsabilidade do governo Estadual, está literalmente caindo sobre as nossas cabeças. Professores com achatamento salarial há 10 anos em mais de 62% de defasagem”, pontuou Lucineide Barros, presidente da Adcesp.
Encerrando a atividade do dia a presidente Paulina Almeida convidou a categoria para agenda de atividades:

Líderes do movimento se manifestam/Foto: Divulgação.
 

- 1º de Maio – 8h - Ato Unificado do Dia do Trabalhador – na Praça da Integração no Parque Piauí;
- 10 de maio – Live do Sinte-PI, sobre valorização profissional e revogação do Novo Ensino Médio;
- 17 de Maio – Assembleia Geral dos trabalhadores da educação estadual, no Clube Social do Sinte.
 
Núcleos Regionais presentes: Água Branca, Altos, Amarante, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Demerval Lobão, Esperantina, Floriano, Jaicós, Luzilândia, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina e União. E as cidades de Alto Longá, Batalha, Curimatá, Fronteiras, Ipiranga do Piauí, Guadalupe, Gilbués e São Luís do Piauí.

Fonte: Sinte-PI
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também