• Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024

MP cobra da Secretaria do Meio Ambiente informações sobre obra de calçamento no leito do rio Guaribas

Secretária do Meio Ambiente tem quinze dias para informar se a obra tinha autorização para ser feita

Obra no leito do Rio Guarbias / Foto: José Maria Barros

O Ministério Público do Estado do Piauí, através do promotor de justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão, cobrou da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, informações sobre a obra de calçamento que estava sendo executada no leito do rio Guaribas ligando os bairros Canto da Várzea e Passagem das Pedras.

Calçamento no leito do rio Guaribas/Foto: José Maria Barros.
 

No ofício enviado a secretária municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria do Bom Sucesso Marques, o promotor de justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão pede que a gestora informe no prazo de quinze dias úteis, se há licença e/ou autorização para a realização de obra de calçamento no leito do rio Guaribas, mais especificamente na passagem molhada que liga os bairros Canto da Várzea e Passagem das Pedras, bem como preste informações sobre os fatos noticiados.

Obra causou muita polêmica/Foto: José Maria Barros.
 

Polêmica

A construção da obra gerou muita polêmica e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após embargar o serviço, chegou a aplicar uma multa de pouco mais de 43 mil reais a um morador que teria participado da iniciativa.

Obra causou muita polêmica/Foto: José Maria Barros.

Na oportunidade em que a obra foi embargada, a educadora ambiental Rute Costa disse que o calçamento dentro do rio Guaribas é um crime ambiental grave, pois leva ao aterramento e assoreamento.

Obra causou muita polêmica/Foto: José Maria Barros.
 

Rute Costa, que é servidora da Secretaria do Meio Ambiente de Picos, ressaltou a importância de uma solução alternativa para o problema, como a construção de uma ponte que atenda aos critérios técnicos, ambientais e de mobilidade. Embora compreenda a demanda da população, a educadora reforçou a necessidade de preservação do rio Guaribas, que já enfrenta diversos problemas ambientais ao longo do seu curso.


Ofício do MP enviado à ecretária do Meio Ambiente/Foto: Reprodução.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também