• Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024

MDB comanda Assembleia Legislativa do Piauí há 24 anos

De 2005 até o momento, presidente nunca mudou: Themístocles Filho se reelegeu nove vezes seguidas

MDB assumiu comando da Alepi em 1999 / Foto: Thiago Amaral/Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí está nas mãos de um mesmo partido político há 24 anos. Desde o início de 1999, quando o então governador Mão Santa assumiu seu 2º mandato no Palácio de Karnak, o MDB comanda o Legislativo estadual e não dá brechas para concorrentes. 

Em fevereiro de 2023 haverá eleição para presidente da casa e os políticos emedebistas já avisaram: o partido vai ter candidato próprio, mais uma vez.

Outro fato que chama atenção é que apesar de todo esse tempo, a Assembleia Legislativa do Piauí só teve dois presidentes em 24 anos. De 1999 a até o começo de 2005 a casa foi comandada pelo então deputado estadual Kleber Eulálio, um dos tradicionais caciques do MDB no Piauí. Foram três biênios consecutivos dele na presidência da casa.

Themístocles e Kleber Eulálio: só dois presidentes em 24 anos/Foto: Divulgação.
 

De 2005 até agora, o presidente nunca mudou: Themístocles Filho se reelegeu nove vezes seguidas para o cargo. São 18 anos ininterruptos de hegemonia na presidência da mesa diretora do Parlamento estadual. Não se tem notícia de caso semelhante no Brasil.

Ao longo desse período, apenas uma única vez a hegemonia de Themístocles foi ameaçada. Em 2015, ele concorreu com o deputado estadual Fábio Novo (PT). A disputa foi acirradíssima, mas o emedebista acabou vencendo pelo placar de 16 a 14. Na época, Fábio Novo fez duras críticas à perpetuação de Themístocles no cargo, mas depois se aliou a ele e até fez parte de sua chapa em eleições seguintes para a presidência.

Para o próximo biênio 2023-2024 a disputa deverá ser dura, pois, o Partido dos Trabalhadores elegeu a maior  bancada e parece não querer abrir do comando da casa.

O último que não era do MDB

Juraci Leite/Foto: Caio Bruno/Alepi.
 

O último presidente da Assembleia Legislativa do Piauí antes da hegemonia do MDB no comando da casa foi Juraci Leite, do PFL. Leite foi presidente por dois biênios seguidos, de 1995 a até fevereiro de 1999.

Ele chegou ao comando da casa graças à maioria construída pela coligação do PFL nas eleições de 1994. Apesar de Mão Santa, à época no MDB, ter vencido a eleição para o governo, só o PFL elegeu 14 deputados estaduais. Com apoio de outros partidos aliados, conseguiu o comando da Alepi.

Juraci Leite exerceu mandato de deputado até 2014, ano em que não concorreu à reeleição e se afastou da política. Ele morreu aos 88 anos em 2020, vítima de Covid-19.

Plenario da Alepi/Foto: Renato Andrade.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também