• Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Marcelo Castro destina R$ 12 milhões para obra tocada por empresa de irmão

Ele diz que indicação levou em conta relevância de rodovia para região e a experiência da contratada

Senador Marcelo Castro (MDB-PI) / Foto: Agência Brasil

Uma empresa comandada por um irmão do senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Orçamento, foi a principal beneficiada na primeira leva de liberações das chamadas emendas de comissão neste ano. De acordo com levantamento do GLOBO, dos R$ 804 milhões empenhados até agora, R$ 62 milhões são destinados às obras da BR-235, rodovia que ligará o Pará ao litoral de Sergipe. 

A Construtora Jurema, que tem João Costa e Castro como sócio-administrador, é responsável pelo trecho da estrada que corta o Piauí. Do valor enviado à companhia, R$ 12 milhões tiveram como origem uma indicação feita pelo próprio senador e o restante por um deputado aliado. Castro alega que destinou os recursos por ser uma obra importante e que a empresa é uma das principais do estado.

Contratada em 2008, a obra da BR-235 tinha previsão de ser concluída em até três anos por outra empreiteira. Após mais de uma década e sucessivos adiamentos, porém, o governo do Piauí decidiu rescindir o contrato com a empresa inicialmente responsável e, em 2019, contratou a do irmão do senador. Em fevereiro deste ano, a gestão estadual publicou um aditivo com a Jurema, adiando em pelo menos mais um ano o atual contrato, que terminaria em dezembro de 2022.

Segundo dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), do governo federal, este foi o primeiro ano em que a obra da BR-235 — cujo orçamento total atual é de R$ 327 milhões — recebeu recursos de emendas. Desde 2008, os valores para a construção da rodovia eram destinados diretamente pelos próprios ministérios.

A construção da rodovia é feita por meio de um convênio entre o governo do Piauí e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, comandado pelo ministro Renan Filho (MDB-AL). Procurados, a gestão estadual e o Dnit afirmaram que a liberação dos recursos obedece ao plano de trabalho apresentado para o andamento das obras. Até o momento, segundo o órgão, foram repassados R$ 201 milhões.

“Os recursos são repassados de acordo com o plano de trabalho e com as prestações de contas acordadas no próprio convênio. O custo total atual da obra é de R$ 327 milhões. Informamos ainda que foram concluídos 90 km, dos 150 km contratados”, diz o Dnit, em nota. Segundo o contrato inicial publicado em 2019 pelo governo do Piauí, o valor previsto para a obra era de R$ 122 milhões.
Outro lado

Marcelo Castro afirmou, por meio de sua assessoria, que destinou recursos devido a relevância da rodovia federal de 150 quilômetros que atravessará o sul do estado e, quando concluída, permitirá o escoamento da produção agrícola da região. O senador argumenta ainda que a Construtora Jurema é uma das principais empresas do ramo no estado.

 “A aprovação da sugestão de emenda se deu por votação dos integrantes da Comissão de Serviços de Infraestrutura e não por decisão dele”, diz em nota.

Fonte: O Globo
 

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