Governo do Piauí faz propaganda com negros furtando jovem branco
Governo do Piauí, administrado pelo PT, tem sido criticado por lançar propaganda com jovens negros furtando celular de rapaz branco
Peça preconceituosa produzida pelo governo do Piauí / Foto: divulgação
Por Gustavo Zucchi,Milena Teixeira
Filiado ao PT, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, tem sido criticado por propaganda de um programa de seu governo que trata do rastreio e da recuperação de celulares roubados no estado.
A peça, veiculada nas redes sociais, mostra um jovem branco sendo furtado por dois rapazes negros enquanto escutava música no celular. No fim, a dupla é presa pela polícia, e a vítima agradece aos policiais.

“Desta vez, o Valdir levou um susto quando teve o celular roubado. Mas a Mona mostrou que agora tem facilidade: é possível resolver tudo direto pelo zap”, escreveu o governador ao divulgar a peça.
Governador é criticado
O petista tem sido criticado pelo fato de os dois assaltantes serem protagonizados por negros na peça. O Afro Progressistas, ala do PP que cuida das questões raciais, por exemplo, criticou a propaganda.
“No vídeo, pessoas negras são retratadas de forma estereotipada, associadas à criminalidade, em tom sarcástico e cômico. Trata-se de uma peça que, em vez de comunicar com responsabilidade, reforça e legitima o racismo estrutural que ainda persiste em nosso estado”, afirmou o grupo em nota.
O que diz o governo
Em nota, o governo do Piauí defendeu a campanha. Disse que não há conotação racista e que a peça foi inspirada tanto no filme “Ai Que Vida”, de Cícero Filho, quanto em um esquete humorístico de dois influenciadores do estado.
Fonte: Metrópoles
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!