Encontro discute fortalecimento dos sindicatos da microrregião de Picos
Encontro ocorreu na Câmara de Picos e contou com a presença de presidentes de sindicatos da região
Encontro de representantes de sindicatos da região de Picos / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Com o objetivo de discutir o fortalecimento dos sindicatos da microrregião de Picos preparando-os para a luta por mais direitos, foi realizado na manhã deste sábado, 29 de março, um encontro no plenário da Câmara de Vereadores.
O presidente do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Picos (Sindserm), João Antônio de Sousa e o procurador do sindicato, advogado Gláuber Silva, participaram do encontro, assim como outros membros da diretoria.
Conduzido pela professora Adnaid Rufino, o debate contou ainda com a presença de presidentes de sindicatos de vários municípios da região de Picos, bem como do diretor geral do Sindserm de Teresina, Sinésio Soares, pré-candidato a presidente do Sinte-Piauí.
Participação no debate
Durante o encontro, os presidentes de sindicatos da região de Picos denunciaram as perseguições que sofrem dos gestores e, defenderam uma maior união entre os servidores para o fortalecimento da luta.
O coordenador geral do Sindserm de Teresina, professor Sinésio Soares, Falou da importância do encontro, ressaltando que não existe outra alternativa para os trabalhadores que não seja a união através dos sindicatos representativos.
“Então, vamos trocar ideias, experiências e estamos aqui para lançar um desafio: vamos mudar a forma de fazer sindicato neste estado, independente de governos e de patrões, só a luta muda à vida” – afirmou Sinésio Soares.
Segundo o presidente do Sindserm de Picos, João Antônio de Sousa, o objetivo principal do encontro foi à troca de experiências com os presidentes de sindicatos de municípios pequenos da região, que muitas vezes ficam isolados e vários direitos deixam de ser respeitados por falta de informação.
“Estamos aqui tentando ampliar os laços de amizade com os sindicatos da região e com o de Teresina também, que é referência, com muita experiência de luta e várias conquistas. Uma reunião bem participativa, onde cada sindicato teve o momento de expor suas conquistas e dificuldades e, a partir de hoje todos saíram mais confiantes para desenvolver essa luta com maior capacidade” – resumiu João Antônio.
Agamenon de Sá Bezerra
Todo servidor do estado, (sem cargo), principalmente os servidores da Educação, que nesse momento têm perdas salariais substanciais, sem a implementação dos pisos como manda a lei, e que desde o ano de 2020 estão desrespeitados nesse sentido, razões pelas quais precisam e devem se organizarem e permanecerem unidos e coesos em busca de nossos direitos.