Cultura de luto: morre em Picos aos 85 anos o maestro Miguel Meira
Natural do Rio Grande do Norte, Miguel Carvalho Meira chegou em Picos no início da década de 70
Maestro Miguel Meira morre aos 85 anos / Foto: Arquivo pessoal
A cultura de Picos está de luto! Morreu na manhã deste sábado, 18 de janeiro, aos 85 anos de idade, o maestro Miguel Carvalho Meira. O corpo está sendo velado no Salão do PAF, na rua do Cruzeiro, e no final da t\ade ocorreu o sepultamento na comunidade Santa Luzia, zona rural de Sussuapara, onde residia fazia alguns anos.
Durante o velório de Miguel Meira, integrantes da Banda de Música da Prefeitura de Pìcos prestaram uma homenagem ao ex-maestro com quem conviveram por um bom tempo..
A celebração de corpo presente foi presidida pelo padre Pio Feitosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Presentes familiares, amigos e x-coampanheiros de Miguel Meira na Banda de Música Municipal, onde ele foi maestro por 21 anos.
Natural de Parelhas, no Rio Grande do Norte, onde nasceu no dia 8 de maio de 1939, Miguel Meira chegou em Picos em 1971 juntamente com o 3º Batalhão de Engenharia de Construção. Foi integrante da banda musical do 3º BEC, sendo promovido ao cargo de maestro posteriormente.
Miguel Meira era músico desde seus 12 anos, carreira essa que iniciou quando era integrante do grupo de escoteiros em Natal-RN. Na sua juventude, ele trabalhou ainda como vendedor de livros.

Casou-se com Josefa Brandão Bezerra, conhecida em vida como Dona Mocinha, com quem teve seis filhas: Célia, Cláudia, Kátia, Márcia, Josailma e Josaneide.
Homenagem da Câmara de Picos
Atendendo solicitação do então presidente da mesa diretora Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PSB), a Câmara Municipal de Picos homenageou na noite de 13 de setembro de 2022, o maestro Miguel Carvalho Meira.
A homenagem foi realizada no plenário da Câmara de Picos e reuniu vereadores, familiares e amigos do homenageado, além da Banda de Música do Município, da qual Miguel Meira foi maestro por vários anos.
Durante a solenidade, uma das filhas do homenageado falou em nome da família. Ela destacou a trajetória de Miguel Meira e ressaltou o amor que ele sempre demonstrou para com os filhos, sentimento recíproco.
Miguel Meira realizou durante a solenidade de homenagem um desejo, que foi poder reger a Banda de Música do Município pela última vez.
Ao lado do então maestro da Banda de Música do Município, James, e dos ex-colegas, e sob os aplausos do público presente, Miguel Meira regeu O Dobrado avante camaradas, vulgo 220 e a música Maria Helena És Tu.
Ao final da solenidade, Miguel Meira posou para fotografias com os familiares, amigos e ex-companheiros da Banda de Música do Município.
Perfil do homenageado
Miguel Carvalho Meira nasceu no dia 08 de maio de 1939 em Parelhas, Rio Grande do Norte. É músico desde seus 12 anos, carreira essa que iniciou quando era integrante do grupo de escoteiros em Natal-RN. Na sua juventude, ele trabalhou ainda como vendedor de livros.
Casou-se com Josefa Brandão Bezerra, conhecida em vida como Dona Mocinha, com quem teve seis filhas: Célia, Cláudia, Kátia, Márcia, Josailma e Josaneide.
Em 1971, foi transferido de Natal-RN para Picos juntamente com o 3º Batalhão de Engenharia de Construção. Foi integrante da banda musical do batalhão, sendo promovido ao cargo de maestro posteriormente. Ao longo da sua carreira, passou também a exercer atividades fora do quartel, vindo a criar três bandas musicais, que foram: MC8, Ovelha Negra e Kamicase.

Com o passar do tempo e o crescimento dos shows na sua agenda, obrigou-o a tomar uma difícil decisão. A de ter que optar entre a banda do 3º BEC e suas bandas musicais; e por se preocupar com os integrantes musicais, decidiu escolher por se desligar da vida civil e dedicar seu tempo integral a vida de músico.
Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos sócio culturais que marcaram as décadas de 70 e 80 da sociedade picoense; eventos esses que foram registrados na mente e nos corações da juventude da época; locais os quais eram conhecidos como Engenho e Discoteca Lá em Kasa.
.jpg)
Fez um trabalho de educação sócio cultural, participando da formação de muitas pessoas, ensinando crianças, jovens e adultos. Durante muito tempo foi maestro da Banda da Prefeitura de Picos, deixando um legado estabelecido para novas gerações de músicos.
Casou-se pela segunda vez com Irene Carvalho com quem teve dois filhos: Maria Caroline e Maicon Miguel.
Nota de pesar
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm) emitu nota de pesar lamentando a morte deo maestro Miguel Meira e destacando seu legado.

.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!