• Sábado, 18 de Maio de 2024

Araujinho faz entrega de coleiras contra leishmaniose para APAPI

Foram entregues abraçadeiras de nylon necessárias para atendimento da demanda das coleiras

Araujinho faz entrega de material para Apapi / Foto: Gelimar Moura

O Coordenador Regional do PRO Piauí, Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, entregou Na manhã desta quinta-feira (07/10) para Associação Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) 1200 coleiras impregnadas por pesticidas, que ajudam a combater a picada do mosquito transmissor da leishmaniose. Também foram entregues abraçadeiras de nylon em quantidade necessária para o atendimento da demanda das coleiras.

Aaraujinho entrega coleiras para Apapi/Foto: Gelimar Moura.
 

“As coleiras não permite que o mosquito se aproxime do animal, evitando que o cão seja contaminado pela leishmaniose e venha a morrer. Atendendo uma solicitação da APAPI formos até o Secretário de Saúde, Florentino Neto, e conseguimos este beneficio”, destacou Araujinho.

Picos é a sexta cidade em número de notificações de casos de leishmaniose, também conhecida como Calazar. Para a presidente da APAPI, Sanya Elayne, os acessórios distribuídos pelo Governo do Estado são de extrema necessidade para o controle da doença que pode ser transmitida para humanos.

Araujinho entrega material para Apapi/Foto: Gelimar Moura.
 

“A gente vai colocar a coleira nos animais, naqueles que estiverem doentes vai repelir o mosquito-palha e vamos tentar quebrar a cadeira de transmissão, e nos cães sadios vai evitar que eles venham ser picados. Vai ser um beneficio muito grande, uma coleira desta custa em médio de R$ 150,00 e foram 1.200 coleiras conseguimos através do Coordenador do PRO Piauí, o Senhor Araujinho, que sempre tem sido sensível a causa animal na nossa cidade”, disse a ativista.

Como a leishmaniose visceral canina é transmitida pelo mosquito-palha, o uso da coleira repelente é a principal forma de evitar a proliferação, uma vez que mantém os animais sadios livres de uma eventual picada contaminada do inseto e os animais doentes, com a coleira, deixam de ser alvo do mosquito-palha, interrompendo a cadeia de transmissão.

Araujinho entrega material para Apapi/Foto: Gelimar Moura.
 

Leishmaniose

Leishmaniose é um tipo de doença infecciosa causada por um protozoário do gênero leishmania, considerado um parasita. Sua transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha e essa condição é considerada majoritariamente tropical, sendo mais comum em países de clima quente e úmido, como certas regiões do Brasil.

Araujinho entrega material para Apapi/Foto: Gelimar Moura.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também