• Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Terminou em pizza: Conselho de Ética da Câmara de Picos apenas adverte vereadores que quase foram às vias de fato em plenário

O relatório produzido pelo Conselho de Ética abrandou “pena” aos vereadores envolvidos no episódio

Vereadores Marcos Buriti e Pedro Pio quase vão às vias de fato / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Prevaleceu o corporativismo. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Picos aplicou apenas uma advertência aos vereadores Marcos Buriti (PTB) e Pedro Pio (Progressistas), que trocaram acusações em plenário e quase foram às vias de fato durante sessão ordinária realizada dia 9 de março.

Presidido pelo vereador Antônio de Moura Martins (PCdoB), o Conselho de Etica e Decoro Parlamentar da Câmara de Picos levou nada menos do que 70 dias para produzir um relatório em que abranda a “pena” aos dois envolvidos em um dos episódios mais lamentáveis da história do parlamento picoense.

Marcos Buriti e Pedro Pio trocaram farpas antes de partirem para briga/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo apurou a reportagem do Informa Picos, o relatório produzido pelo Conselho de Ética foi aprovado em uma reunião à portas fechadas realizada na sexta-feira passada, dia 19 de maio, exatos 70 dias após o episódio.
    
Apesar de ser um documento de interesse público, o relatório produzido pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Picos não foi publicado oficialmente e, nem fornecido cópia para imprensa.

Pedro Pio foi contido pelos colegas/Foto: José Maria Barros.
 

O Portal Informa Picos cobrou por mais de uma vez uma cópia do relatório ao presidente da Comissão de Ética, vereador Antônio Moura (PCdoB), mas este fez ouvidos de mercador.

Rinaldinho cobra de Antônio Moura apresentação do relatório/Foto: José Maria Barros.
 

Terminou em pizza

Na sessão desta quinta-feira, 25 de maio, após ser cobrado pelo colega de bancada da oposição Rinaldinho (MDB), o vereador Antônio Moura falou sobre o relatório produzido pelo Conselho de Ética e, anunciou que Marcos Buriti e Pedro Pio foram apenas advertidos.

Parecendo constrangido com o desfecho da apuração e com voz embargada e titubeante, o vereador Antônio Moura usou a tribuna ao final do seu discurso para falar sobre o trabalho do Conselho de Ética. Ele anunciou que o desfecho tinha sido uma penalidade de censura, uma advertência aos dois vereadores envolvidos no episódio.

Antônio Moura, presidente do Conselho de Ética da Câmara de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Além de Antônio Moura, que é o presidente, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal é composto pela vereadora Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB) e pelo próprio Antônio Marcos Santos, o Marcos Buriti (PTB), que nesse caso foi substituído pela suplente Valdívia Santos Martins Silva (PT).

Marcos Buriti e Pedro Pio quase vão as vias de fato/Foto: Divulgação.
 

Entenda o episódio

Na sessão ordinária do último dia 9 de março, a Câmara Municipal de Picos quase vira um ringue de luta livre e, no tatame estavam os vereadores Marcos Buriti (PTB) e Pedro Pio (Progressistas). Após trocarem acusações em plenário, os dois partiram para o confronto físico e somente não foram às vias de fato, devido à pronta intervenção dos colegas que separaram os brigões.

Marcos Buriti e Pedro Pio quase vão às vias de fato/Foto: Divulgação.
 

O ápice da confusão aconteceu depois que o vereador Marcos Buriti chamou Pedro Pio de mentiroso e este respondeu qualificando o colega como picareta.

Marcos Buriti e Pedro Pio trocaram acusações em plenário/Foto: José Maria Barros.
 

“Todo mundo na cidade sabe que vossa excelência é um picareta! Vossa excelência é um picareta”, repetiu Pedro Pio ao menos quatro vezes.

Marcos Buriti, que já estava deixando o plenário, retornou e partiu em direção a Pedro Pio, que continuava sentado em sua cadeira. Os dois só não foram às vias de fato devido à pronta intervenção dos colegas, especialmente dos vereadores Filomeno Portela (PP) e José Luís de Carvalho (MDB).

Atônito com o episódio, o presidente da Câmara Municipal de Picos, Eriberto Barros (PP) suspendeu a sessão e, apenas retomou os trabalhos com a votação dos projetos em pauta, depois que os ânimos se acalmaram com a retirada do plenário dos vereadores Marcos Buriti e Pedro Pio.

Após o episódio a sessão da Câmara foi suspensa/Foto: Divulgação.
 

Troca de farpas

Antes de discutir asperamente e quase brigar com Pedro Pio, o vereador Marcos Buriti trocou farpas em plenário com os colegas José de Arimateia Luz, o Maté (PP) e Evandro Paturi (MDB).

A discussão começou após Maté e Evandro Paturi, que são da base de apoio ao prefeito de Picos Gil Paraibano (PP), questionarem a postura de Marcos Buriti em relação as suas críticas ao Palácio Coelho Rodrigues. Os dois acusaram o petebista de mudar de lado constantemente, o que foi contestado por ele.

Pedro Pìo e Marcos Buriti já foram aliados/Foto: Divulgação.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também