• Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025

Sinte cobra demandas dos trabalhadores em reunião com a secretaria de Educação

Sindicato acentuou o foco no reajuste salarial e também cobrou informação sobre o rateio do Fundeb

Reunião na secretaria de Educação / Foto: divulgação

Em reunião realizada na tarde da ultima sexta-feira, 22 de dezembro, Sinte-Piauí cobrou da Secretaria Estadual de Educação expôs as demandas da categoria. Dentre as cobranças estão reajuste salarial, férias, plano de carreira, concurso público pró-funcionário.

A presidente do Sinte-Piauí, Paulina Almeida, disse que e relação ao reajuste salarial, à entidade acentuou que no ano de 2023, o governo Rafael Fonteles fez apenas uma complementação e achatou o Plano de Carreira, destacando a necessidade de o reajuste salarial ser feito de forma linear e na carreira. 

Está agendada uma reunião no próximo dia 18 de janeiro entre os sindicatos e o governo estadual para deliberar sobre os reajustes salariais, contexto no qual o inteI defenderá a especificidade dos trabalhadores em educação, em função da Lei do Piso.

O sindicato acentuou o foco no reajuste salarial, mas também cobrou informação no que diz respeito ao rateio do Fundeb. 

Sobre o assunto secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, informou que o rateio será feito em forma de bonificação, de acordo com a sobra do Fundeb permanente.

No que diz respeito às Férias, foi acordado que serão respeitados os 30 dias de férias no início do ano e 15 dias no meio do ano, com calendário diferenciado devido ao planejamento de cada escola.

“Ao cobrar a realização de concurso público, mais uma vez o secretário afirmou que no atual governo será realizado concurso público, no entanto, sem precisar em que ano e mês ocorrerá” – informou a direção do Sinte.

O Sinte também deixou patente a urgência de reformular o Plano de Carreira do Magistério, pois, segundo a entidade o atual, elaborado no ano de 2006, já está defasado. 

“A par deste cenário, de reunião institucional, cobrado oficialmente pelo Sinte ao longo do ano em curso, o sindicato promoverá no mês de janeiro de 2024 uma reunião do Conselho Geral da entidade visando o planejamento de luta dos trabalhadores da rede estadual de educação. E, após a reunião com o governo Rafael Fonteles (PT) no dia 18 de janeiro, convocará uma Assembleia Geral da categoria” – conclui a direção da entidade.

Fonte Sinte-PI
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também

Estudantes denunciam problemas estruturais em prédio da Uespi

Entre as principais situações relatadas pelos universitários estão as salas pequenas, que não comportam todos os alunos, tomadas que não funcionam, falta de acessibilidade no prédio, banheiros sem manutenção e aparelhos de ar-condicionado antigos