• Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2026

Secretaria de Educação de Picos abre processo seletivo para professores temporários

Processo será totalmente gratuito e toda documentação deve ser enviada para e-mails institucionais

Sede da Secretaria Municipal de Educação / Foto: José Maria Barros

A Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria de Educação, abriu processo seletivo simplificado para diretores escolares e professores temporários. Os editais 001/2026 e 003/2026, respectivamente, foram publicados nesta sexta-feira, 16, no Diário Oficial do Município.

O teste seletivo terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração. A jornada de trabalho será de 20h/aulas semanais, podendo ser ampliada conforme a necessidade da secretaria. A remuneração segue de acordo com o piso salarial nacional (Lei Nº 11.738/2008).

]A seleção contará com duas etapas: Análise do Curriculum Vitae e Prova didática (apresentação de microaula)

Serão destinadas 5% das vagas às pessoas com deficiência. Vale frisar que é preciso que o docente interessado na vaga declare no ato da inscrição sua condição especial. As vagas não preenchidas na categoria serão destinadas aos critérios de classificação geral.

Processo seletivo simplificado/Foto: Divulgação.
 

As inscrições serão realizadas no período de 19 a 27 de janeiro, virtualmente, mediante envio da documentação exigida – em arquivo único e formato PDF – para o e-mail institucional da Secretaria de Educação (seletivoseme@picos.pi.gov.br).

Tanto o e-mail/inscrição quanto o arquivo único deverão ser identificados no título/assunto, na ordem, CPF e cargo de concorrência pelo candidato.

Atenção: a documentação exigida deve ser digitalizada de forma legível.

Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, Carteira de identidade, Título de eleitor, acompanhado dos comprovantes de votação ou justificativa da última eleição, Comprovante de residência, Comprovante de quitação militar (homens),  Declaração de disponibilidade para assumir o cargo, Declaração de que não possui outro vínculo com a Administração Pública.

As inscrições iniciaram no sábado, 17, e seguem até o dia 27 de janeiro, com publicação da lista de candidatos no dia 28.

Os interessados em assumir o cargo de diretor(a) escolar deve, primeiramente, ser qualificado por critérios de mérito e desempenho. A média mínima é de 7 pontos, considerando as três etapas obrigatórias a todos os candidatos, que são: Análise de Currículo
Análise do Plano de Gestão, Arguição sobre o plano de Gestão

A primeira etapa é classificatória, enquanto as duas últimas são classificatórias e eliminatórias. A análise será realizada por comissão designada para este fim. No ato da inscrição, que deve ser enviada para o e-mail seletivogestor@picos.pi.gov.br, é imprescindível anexar os seguintes documentos: Ficha de inscrição devidamente preenchida

Plano de Gestão, Cópia do RG, Cópia do CPF, Cópia do comprovante de residência, Cópia do Diploma e Histórico de graduação em Licenciatura emitido por instituição reconhecida pelo MEC, Cópia do Certificado referente à Especialização em Gestão Escolar (frente e verso), emitido por instituição reconhecida pelo MEC, Declaração de disponibilidade para exercício do cargo, datada e assinada e Comprovação de títulos.

No preenchimento do formulário de inscrição é necessário que o candidato indique função para qual pretende concorrer, especificando a escola.
Uma vez efetivada a inscrição, não será permitido alterá-la em hipótese alguma.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição para o processo seletivo. O resultado final do processo será divulgado pela Secretaria de Educação, no Diário Oficial dos Municípios, no site oficial da Prefeitura de Picos (www2.picos.pi.gov.br/seletivo2026).

Fonte: Secom
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também