• Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024

Servidores e docentes da UFPI paralisam atividades em todo o Piauí

Do ano de 2018 até agora, entidades sindicais dizem que estão com uma defasagem salarial de 38%

Universidade Federal do Piauí / Foto: divulgação

A comunidade administrativa e docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) cruzou os braços e aderiu à paralisação das atividades em todo o Brasil. A suspensão, por sua vez, tem a duração de 48 horas, sendo realizada nos dias 7 e 8 de novembro (terça e quarta-feira). Um dos principais motivos da paralisação das atividades é a recomposição salarial de várias categorias.

Segundo informações da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), uma das entidades que integram a paralisação, além da recomposição salarial as categorias reivindicam a inclusão dos setores nas discussões acerca do orçamento federal para 2024.

“Até agora o Governo Federal não se manifestou nesse sentido [da inclusão das categorias no orçamento de 2024] e como estamos na reta final do ano a intenção é essa de começar a mobilizar a categoria para que ocorra a negociação e mobilização, algo isso que não está tendo com o Poder Público”, disse a professora Juliana Teixeira, diretora de imprensa e divulgação da Adufpi.

A paralisação é uma mobilização nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

Ainda conforme Teixeira, as entidades pedem ainda a revogação de algumas pautas que foram colocadas como decisões provisórias e a correta valorização das progressões de carreira e do magistério. Ela destacou, ainda, que há uma defasagem salarial aos servidores públicos federais desde 2018.

“Estamos com uma defasagem e pedindo, digamos, a recomposição salarial de 38%. Esse ano tivemos um aumento de 9% em comparação ao acumulado de 2018 até agora. Queremos negociar isso e entrar, principalmente, no orçamento de 2024, que até agora não foi sinalizado nada sobre isso

Ontem, membros de categorias sindicais se reuniram na Reitoria da Universidade Federal do Piauí na apresentação das reivindicações, bem como pela busca do diálogo sobre a problemática. O Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPI) também esteve presente no encontro.

Já nesta quarta-feira (08), às 8h, aconteceu uma mobilização em conjunto na frente do Campus da UFPI Ministro Petrônio Portella, em Teresina, para chamar a atenção da sociedade sobre as dificuldades apontadas pelos servidores federais.

Fonte: Meio Norte
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também