Seminário realizado em Picos fortalece ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas
O seminário foi realizado pela Diocese de Picos, em parceria com Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida
Participantes do seminário / Foto: divulgação
Entre os dias 06 e 08 de fevereiro de 2026, a Diocese de Picos, em parceria com o Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida, realizou a segunda edição do Seminário “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”.
O evento teve como objetivo capacitar pessoas para atuarem de forma eficaz e em alerta proativo, fortalecendo ações de conscientização e enfrentamento a essa grave violação dos direitos humanos.
O seminário contou com a participação de 108 lideranças comunitárias, oriundas de diversas paróquias da diocese, além de representantes de entidades e instituições públicas e sociais.
A programação reuniu profissionais especializados, que abordaram as diversas modalidades do tráfico de pessoas, bem como temas relacionados às políticas públicas de enfrentamento, prevenção e proteção às vítimas.
Dentre os palestrantes estiveram a professora da UFPI, Sara Raquel Cardoso; Edno Moura e a Irmã Denise Morra, representante da Rede Um Grito Pela Vida.
O evento também contou com a realização de oficinas temáticas, que possibilitaram maior interação e aprofundamento dos conteúdos apresentados.
O seminário marcou ainda o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, reforçando o compromisso da Igreja e das organizações sociais com a promoção da vida e a defesa da dignidade humana.
O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva destacou a importância do seminário
“Nossa expectativa é que os participantes, ao saírem daqui, sintam-se motivados a ampliar o conhecimento adquirido, para que todos, tomando consciência dos riscos do tráfico de pessoas, possam conscientizar outras pessoas e evitar que esse crime continue acontecendo”-afirmou.
Ao final do seminário, todos os participantes receberam certificados, reconhecendo a formação e o compromisso assumido no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Fonte: Pascom



Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!