Conclusão do estágio pastoral dos seminaristas da Diocese de Picos reúne fiéis em Bocaina
Centenas de fiéis participaram da celebração, que foi marcada por fé, gratidão e espírito comunitário
Encerramento do estágio pastoral dos seminaristas / Foto: divulgação
Na noite o último sábado, 10 de janeiro, fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e de outras paróquias da Diocese de Picos, que chegaram em caravanas, reuniram-se na cidade de Bocaina (PI) para participar da missa de encerramento do estágio pastoral dos seminaristas da Diocese de Picos.
O estágio, iniciado no dia 03 de janeiro, marcou uma etapa na formação dos futuros sacerdotes.
A celebração de encerramento aconteceu no patamar da Igreja Matriz de Bocaina e, foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José, concelebrada pelos padres Paulo Henrique, Cláudio Santana, Fernando Amando, Jonas de Moura, Feliciano Dias, Sérgio de Moura, Antônio Cristo, além do pároco Allef Antônio. Centenas de fiéis participaram da celebração, que foi marcada por fé, gratidão e espírito comunitário.
Promovido anualmente pela Diocese de Picos, o Estágio Pastoral tem como principal objetivo proporcionar aos seminaristas uma vivência concreta da realidade das comunidades, fortalecendo o vínculo com o povo de Deus.
A experiência é dividida em duas etapas, sendo que a primeira acontece na zona rural, com visitas às famílias e celebrações nas comunidades e a segunda na zona urbana, com visitas a enfermos, idosos e outros membros da comunidade, ampliando a experiência pastoral em diferentes contextos sociais.
Durante a missa de encerramento, os seminaristas Bruno Manoel de Holanda Silva, João Paulo de Sousa Aquino e José Noé Macedo Morais receberam a Instituição do Ministério de Acólito, enquanto Felipe Bezerra e Marcelo Daniel foram instituídos no Ministério de Leitor, um passo significativo em sua caminhada vocacional e formativa.
O estágio pastoral é considerado uma experiência única na vida dos seminaristas, pois possibilita o contato direto com as necessidades espirituais, sociais, culturais e até políticas das comunidades, preparando-os de forma integral para a missão que exercerão futuramente na Igreja.
Fonte: Pascom



Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!