• Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024

Secretário estadual de Cultura não resiste a escândalo e pede exoneração

Portaria de exoneração de Carlos Anchieta foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira

Carlos Anchieta com governador Rafael Fonteles e deputado Fábio Novo / Foto: divulgação

Após operação da Polícia Federal em caso escândalo de corrupção envolvendo recursos da Lei Aldir Blanc, o empresário Carlos Anchieta não resistiu e terminou pedindo exoneração do cargo de secretário de Cultura do governo do Piaui. 

A portaria de exoneração de Carlos Anchieta do cargo de secretário estadual de Cultura foi assinada pelo governador Rafael Fonteles e publicada no Diário Oficial Estado, edição desta quinta-feira, 5 de setembro.

Para o lugar de Carlos Anchieta, o governador nomeou interinamente a advogada Ingrid Pereira da Silva.

Cai o secretário estadual de Cultura,. Carlos Anchieta/Foto: Divulgação.
 

Carlos Anchieta e o deputado Fábio Novo (PT) são os principais personagens do inquérito aberto em 2022 pela Polícia Federal que apurou desvio de verbas da lei Aldir Blanc superior a R$ 6 milhões. Recursos que se destinavam aos artistas que passaram necessidade durante a pandemia. 

Indicado pelo deputado estadual Fábio Novo, que é o candidato do PT a prefeito de Teresina, Carlos Anchieta estava no cargo desde o governo Wellington Dias.

No caso de Fábio Novo, a investigação está sob sigilo e não há muitos detalhes por conta do seu mandato de deputado, pois, há o foro privilegiado. Mesmo assim, durante toda esta semana, o desgaste por parte de adversários políticos contra Anchieta e o próprio Fábio Novo, geraram a queda do agora ex-secretário. 

Os decretos de nomeação e exoneração foram publicados no Diário Oficial do Estado no final da tarde dessa quinta-feira, 5 de setembro.

Cai o secretário estadual de Cultura,. Carlos Anchieta/Foto: Divulgação.
 

Portarias

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ no uso das atribuições que lhe confere o inciso IX, do art.102, da Constituição Estadual, RESOLVE exonerar, a pedido, de conformidade com o disposto no art. 34, da Lei Complementar nº 13, de 03 de janeiro de 1994, CARLOS ADALBERTO RIBEIRO ANCHIETA, CPF 396.867.***-**, do Cargo em Comissão de Secretario de Estado, SE, da Secretaria da Cultura, com efeitos a partir de 05/09/2024. PALÁCIO DE KARNAK, em Teresina (PI), 05/09/2024. (Assinado digitalmente) RAFAEL TAJRA FONTELES GOVERNADOR DO ESTADO MARCELO NUNES NOLLETO SECRETÁRIO DE GOVERNO SEI nº 014341759 

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ no uso das atribuições que lhe confere o inciso IX, do art.102, da Constituição Estadual, RESOLVE nomear, interinamente, de conformidade com o disposto no inciso II, do art. 10, da Lei Complementar nº 13, de 03 de janeiro de 1994, INGRID PEREIRA DA SILVA, CPF 047.418.***-**, para exercer o Cargo em Comissão de Secretario de Estado, SE, da Secretaria da Cultura, com efeitos a partir de 05/09/2024. PALÁCIO DE KARNAK, em Teresina (PI), 05/09/2024. (Assinado digitalmente) RAFAEL TAJRA FONTELES GOVERNADOR DO ESTADO MARCELO NUNES NOLLETO SECRETÁRIO DE GOVERNO SEI nº 014357590

Fontes: Portal AZ e Oitomeia

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também