• Terça-Feira, 19 de Agosto de 2025

Secretaria do Meio Ambiente abandona várias Praças de Picos

Dentre as praças abandonadas pela gestão estão a Felix Pacheco no Centro e PCC no bairro Junco

Praça do PCC está abandonada / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Pouco mais de um ano após anunciar a revitalização de todas as praças de Picos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, parece que recuou da proposta. Atualmente, vários logradouros da cidade estão abandonados e alguns com obras de reforma paralisadas há mais de dois meses.

Em janeiro de 2019, quando a Secretaria do Meio Ambiente era comandada pela jornalista Maria de Sousa Santana, nome preferido do prefeito Padre José Walmir de Lima (PT) para sucedê-lo no Palácio Coelho Rodrigues, foi prometido pela gestão à revitalização de todas as praças da cidade.

Padre Walmir visita praça em 2019 com a então secretária do Meio Ambiente/Foto: Ascom.
 

De lá para cá, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente já foi comandada pelo advogado Armínio Carvalho e, desde o dia 8 de novembro do ano passado tem como titular a arquiteta Sara Maria de Carvalho Sousa e nada foi feito. As praças continuam abandonadas e em uma delas, a Josino Ferreira, onde foi feita a reforma, o piso já está todo deteriorado.

Piso da Praça Josino Ferreira deteriorado/Foto: José Maria Barros.
 

Praça Félix Pacheco
     
Na Praça Félix Pacheco foi iniciada uma reforma em 5 de dezembro do ano passado, com previsão para ser concluída no último dia 20 de fevereiro. O serviço foi paralisado no dia 24 de março deste ano e, até hoje o local se encontra em completo abandono, com restos de materiais se deteriorando, entulho se acumulando e o mato crescendo.
      
Segundo a placa afixada no canteiro de obras abandonado, a reforma e modernização da Praça Félix Pacheco custará ao contribuinte à importância de R$ 350 mil. São recursos próprios e do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Praça Félix Pacheco em completo abandono/Foto: José Maria Barros.
 

Praça do PCC
     
Ponto de encontro de jovens e palco de eventos culturais, a Praça Dirceu Mendes Arcoverde, mais conhecida como Praça do PCC, também está abandonada. Situado no bairro Junco, o logradouro vem sendo tratado com descaso pelos gestores municipais. 

Praça João de Deus Filho precisa de reforma/Foto: José Maria Barros.
 

Também foi prometida a revitalização da Praça João de Deus Filho, localizada próxima a Catedral de Picos. No entanto, até hoje o serviço nunca foi iniciado.
    
 Encontra-se também em completo abandono a Praça Antenor Neiva, situada em frente ao Hospital Regional Justino Luz. O logradouro hoje abriga trailers e moradores de rua e serve até de pastagem para animais.

Praça Antenor Neiva abandonada/Foto: José Maria Barros.
 

Atribuições

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem a função de formular e a executar as políticas de gestão dos recursos hídricos e do meio ambiente, cabendo-lhe desenvolver: O planejamento, a coordenação, a supervisão, a fiscalização e o controle das ações relativas ao meio ambiente e aos recursos hídricos; A preservação, a conservação e o uso racional dos recursos naturais renováveis; As pesquisas, as experimentações e o fomento das informações técnicas e científicas nas áreas de meio ambiente e recursos hídricos; A educação ambiental, em articulação com outros órgãos da administração pública; Administração e manutenção de parques, praças e jardins.

Secretária do Meio Ambiente, Sara Carvalho/Foto: José Maria Barros.
 
Praça do PCC abandonada/Foto: José Maria Barros.
 
Praça Félix Pacheco abandonada/Foto: José Maria Barros.
 
Praça João de Deus Filho abandonada/Foto: José Maria Barros.
 
Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos/Foto: José Maria Barros.
 
Praça do PCC abandonada/Foto: José Maria Barros.
 
Praça Félix Pacheco abandonada/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também