• Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Republicanos homologa candidatura de Jonas Carvalho a prefeito de Dom Expedito Lopes

Convenção aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, e homologou candidaturas a prefeito e vice

Jonas Carvalho à direita, ao lado do candidato a vice Everaldo Gonçalves / Foto: divulgação

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Em convenção eleitoral municipal realizada na manhã desta segunda-feira, 29 de janeiro, o Republicanos homologou as candidaturas de Jonas de Moura Carvalho a prefeito e do vereador Everaldo Gonçalves de Moura a vice de Dom Expedito Lopes. As eleições suplementares estão marcadas para o próximo dia 3 de março.

A convenção foi realizada na Telhoça do povoado Baixa Grande, zona rural de Dom Expedito Lopes, conduzida pela presidente da comissão provisória do Republicanos, professora Maria Valdiva Barbosa Moura e secretaria por João Paulo Barbosa Moura Araújo. O advogado Gláuber Silva foi convidado para participar da mesa dos trabalhos.

Convenção do Republicanos em Dom Expedito Lopes/Foto: Divulgação.
 

Após a abertura da convenção, o assessor jurídico do Republicanos em Dom Expedito Lopes, advogado Gláuber Silva o procedimento adotado na reunião, que segundo o mesmo segue a constituição federal, a legislação eleitoral vigente, as resoluções do TSE e TRE, bem como o estatuto do Republicanos.

Advogado Gláuber Silva explica procedimento adotado na convenção/Foto: Divulgação.
 

Disputa no voto

Duas chapas foram apresentadas, sendo uma composta por Jonas de Moura Carvalho candidato a prefeito, tendo o vereador Everaldo Gonçalves de Moura a vice. A outra encabeçada pela atual prefeita Maria Renata Alves de Sousa e Luiz Gonzaga de Sousa como vice.

A votação secreta terminou com o resultado de oito votos para a chama encabeçada por Jonas Carvalho e dois votos para a atual prefeita, Renata Belo.

Contagem dos votos/Foto: Divulgação.
 

Mandato cassado

Acusado de captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos, Valmir Barbosa de Araújo teve o mandato de prefeito de Dom Expedito Lopes cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A decisão proferida durante sessão judiciária ordinária em 6 de novembro de 2023 alcançou também a vice Evanil Conrado de Moura Lopes (Republicanos). 

Everaldo Gonçalves, Valmir Barbosa e Jonas Carvalho/Foto: Divulgação.
 

A data da eleição suplementar foi definida em sessão virtual conduzida pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, relator do processo que tratou do calendário do novo pleito.

Aliados de Valmir Barbosa comemoram vitória na convenção/Foto: Reprodução.
 

Os vencedores do pleito do próximo dia 3 de março terão um mandato-tampão de nove meses, visto que em outubro os eleitores do município de Dom Expedito Lopes retornarão às urnas para escolher os próximos prefeito e vice para o quadriênio de 2025 a 2028.

Convenção do Republicanos em Dom Expedito Lopes/Foto: Divulgação.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também