Promessa do deputado Fábio Abreu de instalação do IML em Picos não saiu do papel
Obra foi prometida pelo deputado federal Fábio Abreu durante visita a cidade de Picos no dia 3 de junho
Prédio onde seria instalado IML continua abandonado / Foto: José Maria Barros
Por José Maria Barros/Informa Picos
A promessa feita pelo deputado federal e ex-secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu (PL), de instalar uma unidade do Instituto Médico Legal (IML), em Picos, não saiu do papel. Por conta disso, o município continua enviando para Floriano ou Teresina os corpos que precisam passar por necropsia.
No último dia 3 de junho, antes de deixar o cargo de secretário estadual de Segurança Pública, o deputado Fábio Abreu visitou Picos e anunciou a instalação de uma unidade do IML no município.
Na oportunidade, acompanhado do vereador José Luís de Carvalho (MDB) e de representantes das polícias Civil e Militar, o então secretário Fabio Abreu visitou o antigo prédio do Iapep (hoje Iaspi), em Picos, situado na Rua São Francisco.
O imóvel foi abandonado pelo governo do estado há mais de um ano e, segundo o deputado Fábio Abreu, foi repassado para a Secretaria Estadual de Segurança Pública, para instalação do complexo regional do Instituto Médico Legal (IML), na cidade de Picos.
Após fazer a promessa, o então secretário estadual de Segurança Pública, deputado Fábio Abreu, autorizou a reforma do prédio abandonado do Iapep e deu um prazo de 45 dias para inaugurar a unidade do IML de Picos.
Apenas promessa
Passados 47 dias da visita do deputado Fábio Abreu a Picos, o prédio onde seria instalada a unidade do IML na cidade, continua da mesma forma, ou seja, completamente abandonado e sem qualquer sinal de que tenha passado por qualquer reforma ou adaptação para receber o novo órgão.
Comemoração na Câmara
A promessa de que o prédio abandonado do Iapep em Picos seria reformado e, no local instalada uma unidade do IML, foi anunciada pelo vereador José Luís de Carvalho (MDB), durante a sessão on line da Câmara realizada no dia 4 de junho.
Empolgados com a notícia, vários vereadores se manifestaram e parabenizaram o colega José Luís de Carvalho por intermediar essa conquista para os picoenses junto ao então secretário estadual de Segurança Pública, deputado Fábio Abreu. Passados quase dois meses do anúncio, a empolgação parece ter se transformado em frustração, já que a obra nunca saiu do papel.
Promessa antiga
Essa não é a primeira vez que o deputado Fábio Abreu promete a instalação do IML em Picos. Em visita a cidade em fevereiro de 2015, antes de assumir o comando da secretaria Estadual de Segurança Pública, ele já tinha feito o mesmo.
Naquela oportunidade ele chegou a dizer que os equipamentos para o Instituto Médico Legal de Picos já tinham sido adquiridos e, o local onde estava sendo erguida a sede do Corpo de Bombeiros deveria ser adequado para receber o órgão.
O Instituto Médico Legal, mais conhecido pela sigla IML, é um instituto brasileiro responsável pelas necropsias e laudos cadavéricos para Polícias Científicas de um determinado Estado na área de Medicina Legal. É um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Proibição de exames
Desde o dia 1º de março deste ano que está proibida a utilização das dependências do Hospital Regional Justino Luz, destinadas a pacientes, para a realização de exames cadavéricos e demais atividades atinentes à função de necropsia. A decisão é da Justiça do Trabalho de Picos.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!