Prefeito Pablo Santos lança campanha Picos Livre para Caminhar
Lei municipal proíbe exposição de mercadorias que impeça o livre trânsito de pedestres nas calçadas
Prefeito Pablo Santos lança campanha Picos Livre para Caminhar / Foto: divulgação
Denominada de Picos Livre para Caminhar, a campanha é uma iniciativa da gestão Pablo Santos, que busca garantir o direito de ir e vir dos pedestres, promovendo a conscientização sobre a ocupação irregular das calçadas por comerciantes e estabelecimentos comerciais.
O prefeito Pablo Santos esteve pessoalmente na rua Coronel Francisco Santos, um dos pontos da cidade onde existe mais obstrução das calçadas com mercadorias e, alertou sobre a importância do respeito ao espaço público destinado aos pedestres.

“Nossa cidade é conhecida por ter um comércio forte, mas, precisamos respeitar as áreas que pertencem à população, especialmente as pessoas com deficiência e os idosos”, alertou o prefeito Pablo Santos.
O prefeito Pablo Santos usou as suas redes sociais para alertar sobre o problema e, apelou para a compreensão dos comerciantes que ocupam o espaço dos pedestres irregularmente.
“Manter nossas calçadas livres é garantir o direito de ir e vir de todos! Alguns comerciantes estão ocupando as calçadas e até as ruas com mercadorias, dificultando a mobilidade da população. Para organizar melhor nossa cidade, estamos orientando os comerciantes a manterem seus produtos dentro das lojas. Um termo de cooperação entre as secretarias de Meio Ambiente, Trânsito e Desenvolvimento Econômico será firmado para reforçar essa iniciativa. Contamos com a colaboração de todos para uma Picos mais acessível e organizada!” – postou o prefeito Pablo Santos.

Lei Municipal
A Lei Municipal nº 2.858/2017 proíbe a exposição de mercadorias, bancas e qualquer obstrução que impeça o livre trânsito de pedestres nas calçadas.
Para reforçar a fiscalização, a Prefeitura anunciou a formação de um termo de cooperação entre as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, visando orientar os comerciantes e garantir o cumprimento da legislação.
“Queremos uma cidade mais justa e acessível para todos os picoenses. Haverá orientação para os comerciantes, mas também punição para aqueles que insistirem em descumprir a lei”, ressaltou o prefeito Pablo Santos.
A fiscalização já está em andamento e a população também pode contribuir denunciando irregularidades.
Com informações da CCOM
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!