• Sábado, 05 de Julho de 2025

Piauí Conectado e Uespi assinam termo para instalação do Complexo de Telecomunicações

O espaço vai contar com equipamentos modernos e ficará pronto ainda no início do próximo ano

Reitor da Uespi assina termo de cooperação / Foto: Ascom

O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, assinou nesta segunda-feira (25) o termo de cooperação para a construção do Complexo de Telecomunicações – CTEL da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que funcionará no Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis da instituição (Nufperpi).

A Piauí Conectado dará um suporte através da doação de equipamentos modernos. Para isso, a concessionária intermediou parcerias com as empresas Nexa, Cisco, ZTE, Furukawa e Multilaser, que irão fornecer equipamentos como switches, ONUs e OLTs.

Os instrumentos serão fundamentais para que os alunos possam aplicar na prática seus conhecimentos teóricos adquiridos nos cursos de extensão, que são ofertados pela Piauí Conectado, através de convênio com a UESPI.

Os laboratórios vão beneficiar alunos e ex-alunos da Uespi, preparando-os para o mercado de trabalho. 

Diretor da Piauí Concetado assina termo de cooperação/Foto: Ascom.
 

“Esta é uma parceria muito importante para a Piauí Conectado. Mais uma vez contribuindo com a Uespi, esperamos colaborar na capacitação dos acadêmicos, que é tão necessária aqui no estado do Piauí. Até o início de 2022, o laboratório estará em operação, promovendo oportunidades, gerando emprego e renda para a população”, afirma o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva.

Para o reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa, a construção do espaço é um passo importante para o desenvolvimento do Piauí. “A Piauí Conectado é uma das concessionárias que está investindo na nossa universidade. É uma parceria importante que vai trazer desenvolvimento de soluções e desenvolvimento para o Piauí”, destaca.

A superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, explica que o objetivo do Termo de Cooperação é fomentar o processo de capacitação dos alunos da Uespi, auxiliando no desenvolvimento e pesquisas de novas tecnologias. 

“Hoje demos mais um passo importante para o desenvolvimento do nosso Estado, em busca da formação de profissionais para trabalhar em projetos na área de telecomunicações. O nosso trabalho à frente das PPPs não para e estamos em busca de melhorias para a vida da população piauiense”, pontua.

Participantes da solenidade de assinatura do termo de cooperação/Foto: Ascom.
 

Internet para estudantes

Além da construção do Complexo de Telecomunicações, outra iniciativa está sendo desenvolvida pela Piauí Conectado em prol da educação. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vai receber 26 pontos de acesso público, para que toda a comunidade acadêmica possa usufruir de internet de qualidade.

A instalação dos pontos de acesso à internet iniciará ainda mês de novembro, começando pelos campi de Parnaíba, Floriano, Picos e Piripiri. Até o final do ano, 100% deste parque tecnológico estará pronto e à disposição dos acadêmicos.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também

Estudantes denunciam problemas estruturais em prédio da Uespi

Entre as principais situações relatadas pelos universitários estão as salas pequenas, que não comportam todos os alunos, tomadas que não funcionam, falta de acessibilidade no prédio, banheiros sem manutenção e aparelhos de ar-condicionado antigos