Obra do Novo Hospital Regional de Picos continua inacabada após dois anos do governo Rafael
Prevista para ser concluída dia 15 de dezembro de 2022, obra do governo do estado ainda se arrasta
Obra do Novo Hospital Regional de Picos continua inacabada / Foto: José Maria Barros
Iniciada em 2010 e prevista para ser concluída no dia 15 de dezembro de 2022, a obra do Novo Hospital Regional de Picos continua andando a passos lentos, após dois anos do governo Rafael Fonteles (PT).
A reportagem do Informa Picos visitou o local e, registrou através de imagens, que a obra está longe de ser concluída. Apenas uma parte inaugurada pelo governador Rafael Fonteles (PT) no dia 29 de junho do ano passado está funcionando, a restante continua em obra sem previsão de quando será concluída e, muitos menos a data que entrará em funcionamento.

Durante a inauguração da parte da frente da unidade, a assessoria do governador Rafael Fonteles anunciou que a nova estrutura hospitalar começaria a funcionar de forma gradativa em julho e, estaria totalmente operacional em outubro do ano passado. Só promessa.
Na oportunidade, foi anunciado pelo governo do estado, que o Novo Hospital Regional de Picos iria substituir o Hospital Estadual Justino Luz, que estaria sendo transformado em um complexo materno-infantil, focado em cuidados para gestantes, bebês e crianças. Até o momento nada disso aconteceu e a antiga unidade enfrenta os mesmos problemas, inclusive de alagamentos quando chove forte na cidade.

“A população, aos poucos, entenderá para onde deve se dirigir em cada situação. Para urgências e emergências, devem ir à UPA. Para internações e cirurgias, ao Novo Hospital Regional de Picos. Para gestantes, bebês e crianças, ao Hospital Justino Luz. Para consultas e exames, à Policlínica. Em breve, todos estarão totalmente adaptados”, anunciou Rafael Fonteles (PT).
Visita do governador
Durante visita ao Novo Hospital Regional de Picos dia 2 de outubro do ano passado, às vésperas das eleições municipais, o governador Rafael Fonteles (PT) voltou a prometer a conclusão da obra até o final de 2024.
“Conforme explicamos durante a inauguração, ainda em junho deste ano, a transição do Hospital Justino Luz para o novo hospital será um processo gradual. Assim como ocorreu em Teresina, na Maternidade Dona Evangelina Rosa, a transferência completa deve levar entre 90 a 120 dias”- anunciou o governador. Passados 124 dias a promessa não foi cumprida.
Na oportunidade, a assessoria do governador publicou no site oficial que até o final do ano [2024] o Novo Hospital Regional de Picos estaria totalmente funcional em todas as suas alas. “Dessa forma, a nova infraestrutura de saúde do Governo do Estado em Picos contará com quatro unidades hospitalares: o Hospital Justino Luz, a UPA, o novo Hospital Regional e a Policlínica com Centro de Diagnóstico por Imagem, garantindo assim os mesmos serviços disponíveis em Teresina”. Apenas ilusão.
Catarina Ramos fidalgo
É uma vergonha ver uma situação desse hospital. Cada governante que entra é um mais mentiroso que o outro. Um cara novo só com promessa nos lábios. Sabe quando um politico vai criar vergonha, quando acabar as escolas particulares e hospitais particulares que os parlamentares e filhos de ambos teriam que estudar e se hospitalizar em tudo público. Ai sim vocês iam ver as coisas funcionarem.