• Sábado, 20 de Setembro de 2025

Nova diretoria do Sindserm de Picos tenta intimidar o jornalista José Maria Barros

Editor do Informa Picos foi procurado ontem em sua residência por mototaxista a mando da atual diretoria do sindicato

Presidente do Sindserm de Picos, Vidone Martins / Foto: José Maria Barros

POR REDAÇÃO INFORMA PICOS

Devido a atuação imparcial e independente do Informa Picos, a atual diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm), vem tentando intimidar o seu diretor-editor, jornalista José Maria Barros.
    
O fato mais recente de intimidação aconteceu no início da tarde de ontem, 17 de junho, quando o jornalista José Maria Barros foi procurado em sua residência por um mototaxista, a mando da atual diretoria do Sindserm. 

Jornalista José Maria Barros foi intimidado em sua residência/Foto: Gelimar Moura.
 

O jornalista se preparava para almoçar com a sua esposa, quando o mototaxista tocou na campainha e procurou por José Maria Barros dizendo que estava ali a mando de uma diretora do Sindserm. Ele portava um calhamaço de papel e, no meio um pedido de direito de resposta extrajudicial assinado pelo presidente do sindicato, José Vidone da Silva Martins e pelo tesoureiro, Josimar Elpídio de Brito.
    
Justificando que não tinha nada a ver com aquilo, o mototaxista entregou a papelada ao jornalista e disse que uma pessoa do sindicato tinha pedido que o mesmo assinasse. Após lê a documentação, José Maria Barros se recusou a assinar e pediu ao mototaxista que devolvesse o envelope a pessoa que tinha lhe entregue.

Documentação via e-mail

Para surpresa do jornalista José Maria Barros, a mesma documentação, com pedido de direito de resposta a uma matéria publicada pelo Informa Picos, fora enviada para seu e-mail. Ele entendeu, então, como uma intimidação a presença do mototaxista em sua residência para entregar a mesma papelada e pedir que assinasse.
    
Em texto de cinco laudas, os diretores do Sindserm acusam o Informa Picos de fazer uma campanha contra as realizações da entidade e com o objetivo de desinformar. Cobram o direito de resposta a matéria intitulada: “Prefeito de Picos Gil Paraibano concede reajuste de 5,26% aos servidores públicos municipais”, publicada pelo site semana passada.

Membros da atual diretoria do Sindserm/Foto: José Maria Barros.
 

Os diretores do Sindserm classificam ainda a liberdade de imprensa e liberdade de expressão como famigerada e, concluem que o pedido de direito de resposta tem a finalidade de se evitar demandas judiciais, em clara ameaça ao Informa Picos, que sempre atuou e continuará atuando de forma independente e imparcial.

Atuação coerente
    
Diante das ameaças, o diretor do Informa Picos disse que ficou surpreso com a postura da nova diretoria do Sindserm e, lembrou que na gestão passada da entidade, comandada pela professora Lenice Sales, sempre cobrou resultados da diretoria da entidade e nunca sofreu qualquer constrangimento.
    
Outros gestores como o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB); prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros; secretários municipais, secretários estaduais etc, têm suas ações ou omissões questionadas pelo jornalista José Maria Barros e nunca sofreu constrangimento. Ele estranha que justamente um sindicato adote essa postura de tentar silenciá-lo. Não vai conseguir, garante.


Cópia da notificação extrajudicial/Foto: Reprodução.


 

Compartilhe:

Comentar

1 Comentário

  1. Marcos Antônio Nogueira de Oliveira

    Caro José Maria Barros, essa eventual tentativa de intimidação no tocante à sua pessoa e ao veículo de comunicação em que atua significa que o trabalho que você vem fazendo está no caminho certo. É assim mesmo: um jornalismo comprometido com a verdade e sem vínculo político sofre retaliações. Como leitor de suas matérias, peço que continue fazendo o que sempre fez: informar com imparcialidade. Eu continuarei lendo e compartilhando suas matérias com o maior número de pessoas possível.

Veja Também