• Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2025

Morre em Picos aos 97 anos o funcionário público federal aposentado Loiola

Francisco Loiola da Costa, Seu Loiola, completaria 98 anos de idade no próximo dia 11 de setembro

Loiola morre ao 97 anos / Foto: José Maria Barros

Faleceu em Picos as 13h30 desta quarta-feira, 3 de setembro, o funcionário público federal aposentado Francisco Loiola da Costa, popularmente conhecido como O Loiola. Ele completaria 98 anos de idade no próximo dia 11 de setembro.

O velório de Loiola acontece em sua residência, localizada na quadra 08 do conjunto habitacional Petrônio Portela (Cohab), zona leste de Picos. A missa de corpo presente será às 7 horas da manhã de quinta-feira, 4 de setembro, na Igreja São João Batista, na Cohab, e em seguida o sepultamento no Cemitério São Pedro de Alcântara.

Loiola exibe título de cidadão picoense/Foto: José Maria Barros.
 

Pessoa bastante conhecida em Picos, Loiola foi um dos primeiros moradores do conjunto habitacional Petrônio Portela (Cohab).

Cidadão picoense

Natural de Elesbão Veloso, Loiola foi condecorado com o título de cidadania picoense através de proposição do vereador Eriberto Barros (PSD) e, aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Picos. A entrega da comenda aconteceu em sessão solene realizada na noite de 14 de novembro do ano passado.

Loiola com familiares e amigos/Foto: José Maria Barros.
 

Perfil de Loiola

Francisco Loiola da Costa, nasceu no dia 11 de setembro de 1927, no povoado Coroatá, pertencente à cidade de Elesbão Veloso, que fica a 155 quilômetros de Picos. Conhecido por Loiola é o mais novo filho do casal Noé Francisco da Costa (agricultor) e Ana Mendes Loiola (rendeira).

Francisco Loiola da Costa, Seu Loiola, teve uma infância marcada de muito trabalho, luta e conquista. Ainda jovem ajudou na construção da atual igreja matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Elesbão Veloso, onde relata que juntamente com vários fiéis entregaram a igreja pronta para a comunidade católica da época. Ainda jovem trabalhou como pedreiro e agricultor. Era funcionário público federal aposentado no DNER.

Loiola com seu sobrinho, Bitta Isidoro/Foto: Arqujivo pessoal.
 

Em 1950, com 23 anos, contraiu núpcias com a menina Maria Djanira Santos que passou a assinar Maria Djanira Santos Loiola e dessa união nasceram 10 filhos: Santos Loiola.

Francisco Loiola da Costa Filho (In Memoriam),
Noé Santos Loiola;
Maria Joana Darck Santos Loiola;
José Loiola Santos;
João Bosco Santos Loiola;
Manoel Tarcíto Santos Loiola (In Memoriam);
David Kennedy Santos Loiola;
Ana Antônia Santos Loiola;
Djanira Suzana Santos de Loiola;
Erivan Santos Loiola (In Memoriam).

Filhos de Loiola presentes à sessão solene de enterga do título de cidadão/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também