Morre em Picos aos 97 anos o funcionário público federal aposentado Loiola
Francisco Loiola da Costa, Seu Loiola, completaria 98 anos de idade no próximo dia 11 de setembro
Loiola morre ao 97 anos / Foto: José Maria Barros
Faleceu em Picos as 13h30 desta quarta-feira, 3 de setembro, o funcionário público federal aposentado Francisco Loiola da Costa, popularmente conhecido como O Loiola. Ele completaria 98 anos de idade no próximo dia 11 de setembro.
O velório de Loiola acontece em sua residência, localizada na quadra 08 do conjunto habitacional Petrônio Portela (Cohab), zona leste de Picos. A missa de corpo presente será às 7 horas da manhã de quinta-feira, 4 de setembro, na Igreja São João Batista, na Cohab, e em seguida o sepultamento no Cemitério São Pedro de Alcântara.
Pessoa bastante conhecida em Picos, Loiola foi um dos primeiros moradores do conjunto habitacional Petrônio Portela (Cohab).
Cidadão picoense
Natural de Elesbão Veloso, Loiola foi condecorado com o título de cidadania picoense através de proposição do vereador Eriberto Barros (PSD) e, aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Picos. A entrega da comenda aconteceu em sessão solene realizada na noite de 14 de novembro do ano passado.
Perfil de Loiola
Francisco Loiola da Costa, nasceu no dia 11 de setembro de 1927, no povoado Coroatá, pertencente à cidade de Elesbão Veloso, que fica a 155 quilômetros de Picos. Conhecido por Loiola é o mais novo filho do casal Noé Francisco da Costa (agricultor) e Ana Mendes Loiola (rendeira).
Francisco Loiola da Costa, Seu Loiola, teve uma infância marcada de muito trabalho, luta e conquista. Ainda jovem ajudou na construção da atual igreja matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Elesbão Veloso, onde relata que juntamente com vários fiéis entregaram a igreja pronta para a comunidade católica da época. Ainda jovem trabalhou como pedreiro e agricultor. Era funcionário público federal aposentado no DNER.
Em 1950, com 23 anos, contraiu núpcias com a menina Maria Djanira Santos que passou a assinar Maria Djanira Santos Loiola e dessa união nasceram 10 filhos: Santos Loiola.
Francisco Loiola da Costa Filho (In Memoriam),
Noé Santos Loiola;
Maria Joana Darck Santos Loiola;
José Loiola Santos;
João Bosco Santos Loiola;
Manoel Tarcíto Santos Loiola (In Memoriam);
David Kennedy Santos Loiola;
Ana Antônia Santos Loiola;
Djanira Suzana Santos de Loiola;
Erivan Santos Loiola (In Memoriam).



Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!