• Segunda-Feira, 07 de Julho de 2025

Governo federal bloqueia 6 mil e 700 benefícios do Bolsa Família em Picos

Dentre aqueles atingidos pela medida, centenas vivem na extrema pobreza e dependem do benefício

Pessoas atingidas pela medida procuram Cadastro Único em Picos / Foto: José Maria Barros

O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, bloqueou ou cancelou nada menos do que 6.700 benefícios do Bolsa Família em Picos. A medida adotada no último dia 23 de março atingiu centenas de famílias que vivem na extrema pobreza, que diariamente estão lotando a sede do Cadastro Único em busca de informações e clamando por justiça.

As pessoas cujos cadastros foram bloqueados ou cancelados já não receberam o pagamento referente ao mês de março, fato que redundou num problema social em Picos. Isso pelo fato de que os atingidos pela medida, em grande parte, estão abaixo da linha da pobreza e contavam com os R$ 600,00 mensais do Bolsa Família para sobreviver ou complementar a renda conseguida através do trabalho informal, popularmente chamado de bico.

Carentes que tiverm benefícios cancelados lotam a sede do Cadastro Uníco em Picos/Foto: Divulgação.
 

Segundo a Coordenadora do Cadastro Único em Picos, Núbia Guimarães, diariamente dezenas de pessoas estão recorrendo ao local onde funciona o programa em busca de informações e, clamando para que seus cadastros não sejam cancelados ou bloqueados em definitivo, pois são carentes.

Busca por informações

Segundo Nubia Guimarães, desde a mudança para o novo governo [federal] que vem sendo feita essa averiguação dos cadastros do Bolsa Família através do sistema, onde estão todos os dados do beneficiário, do cadastrado no programa.
    
“Desde o último dia 23 de março que está sendo feito um pente fino através da averiguação onde temos detectado que 6 mil e 700 pessoas de Picos estão sendo bloqueadas e canceladas, pois, estão no cadastro sozinhas” – explicou Núbia Guimarães.
    
A Coordenadora do CadÚnico em Picos disse que a justificativa apresentada para o cancelamento ou bloqueio dos benefícios, é que esses cadastros não têm consistência de dados, que os dados não estão batendo com as informações. Segundo ela, os cadastros que foram bloqueados talvez sejam definitivos, enquanto os cancelados estão ainda em averiguação e existe a possibilidade dessas pessoas retornarem a receber os benefícios.

Núbia Guimarães, coordenadora do Cadastro Único em Picos/Foto: José Maria Barrois.
 

Cadastros unipoessoais

“Os cadastros unipessoais que o sistema chama são aqueles em que as pessoas estão sozinhas e, por muitas vezes saíram dos cadastros dos pais, fizeram cadastros sozinhos e com o mesmo endereço. Nesse caso, há inconsistência de endereço” – explica Núbia Guimarães.

Ela acrescenta ainda que nesses casos o endereço consta que tem mais gente recebendo o benefício ou outros auxílios, como aposentadoria, pensão, emprego de carteira assinada, etc, sendo assim há o bloqueio direto.

Núbia Guimarães cita ainda que casos em que foram detectados que uma família de duas, quatro, cinco, dez pessoas mais de uma recebe o bolsa família, o Ministério do Desenvolvimento Social bloqueou e talvez sem condição de reversão.

Núbia Guimarães conversa com mullher carente que teve benefício cancelado/Foto: José Maria Barros.
 

Extrema pobreza

“No entanto, existem casos onde estamos vendo, analisando, que há certa discordância com a gente, porque tem muitas pessoas que moram sozinhas e realmente são carentes, de extrema pobreza e precisam do auxílio, não podem ficar desassistidas” – afirmou Nubia Guimarães.

Antes do bloqueio ou cancelamento dos 6.700 benefícios, o município de Picos contava com 16.900 pessoas cadastradas no Bolsa Família. Com o pente fino realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social esse número caiu para 10.200.

O programa Bolsa Família do governo federal é gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que tem como titular o ex-governador do Piauí, senador licenciado Wellington Dias (PT).

Sede do Cadastro Único em Picos/Foto: José Maria Barros.


    
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também