Governo da promessa: Centro de Especialidades Odontológicas de Picos ficou apenas no papel
A reforma do prédio foi concluída há mais de seis meses, porém, até hoje o órgão nunca foi instalado
Centro de Especialidades Odontológicas de Picos ficou apenas na promessa / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que seria instalado pelo governo do estado em Picos ficou apenas na promessa. A reforma do prédio foi concluída faz mais de seis meses, porém, o órgão nunca funcionou.
O CEO deveria funcionar no antigo prédio do Banco do Estado do Piauí, localizado na travessa Raimundo Costa Araújo, centro de Picos. No entanto, até o momento o órgão não foi instalado causando frustração aos picoenses que precisam do atendimento.
Com investimentos da ordem de R$ 641.643,34, a reforma do prédio foi iniciada em agosto do ano passado, com previsão de conclusão de 120 dias. A empresa contratada para execução do serviço foi a Construtora Vera Cruz.
Segundo a Sesapi, nos Centros de Especialidades Odontológicas a população terá acesso a atendimentos nas áreas de cirurgias odontológicas, endodontia, periodontia e odontopediatria. Pelo SUS.
Apenas no papel
Pelo menos em Picos até hoje a população espera que a promessa do governo do estado seja cumprida e o órgão seja instalado.
Em 2023, o governo do estado anunciou a implantação do primeiro Centro de Especialidades Odontológicas Estadual em Teresina,
Na época. Além de Teresina, a Sesapi anunciou que também iria instalar os centros tipo III em mais quatro cidades do interior do estado, que seriam Picos, Parnaíba, Floriano e Bom Jesus.
Para ser atendido, o paciente precisa primeiro procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região, e se for necessário um procedimento de média ou alta complexidade, ele será encaminhado para um CEO. Os serviços incluem tratamentos como canal, cirurgias, periodontia e atendimento a pacientes com necessidades especiais.
De acordo com o Ministério da Saúde ss Centros de Especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.



Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!