• Terça-Feira, 01 de Julho de 2025

Estudantes e professores protestam contra fechamento de cursos da Uespi

A decisão da Uespi foi acertada mesmo com os protestos de estudantes e professores da universidade

Estudantes e professores protestam contra fechamento de cursos / Foto: divulgação

Os cursos que abriam vagas para duas turmas durante o Sistema de Seleção Unificada (SISU) nos dois campi, agora só vai haver a disponibilidade em um dos campus. 

Os cursos que serão unificados são as licenciaturas em História, Letras Português, Geografia, Matemática e Pedagogia, os bacharelados em Direito, Administração e Ciências Contábeis. Os cursos de licenciatura e o bacharelado em Direito ficarão no campus Torquato Neto e os bacharelados em Administração e Ciências Contábeis permanecerão no Clóvis Moura.

Nota do DCE

Licenciaturas como Pedagogia, Geografia, Letras Português, Matemática e História não serão mais ofertadas no campus Clóvis Moura. Além disso, cursos como Administração, Contábeis, Turismo e Biblioteconomia agora não serão mais ofertados no campus Poeta Torquato Neto. Essa decisão prejudica diretamente tanto aqueles que já estão matriculados quanto futuros alunos que verão suas opções de ingresso na UESPI reduzidas.

Mesmo após forte resistência e argumentação de estudantes, professores e conselheiros, a administração insiste em medidas que não levam em consideração o impacto devastador que isso terá sobre a permanência estudantil e o acesso ao ensino público. O discurso de “junção de cursos” é, na verdade, um fechamento disfarçado, que afeta a diversidade acadêmica da nossa instituição.

Apesar dos esforços do DCE junto com ADCESP e estudantes, a decisão final da reitoria e dos conselheiros que votaram a favor prejudica estudantes que dependem da UESPI para uma educação pública de qualidade.
 
A votação de hoje não representa o fim da luta! Continuaremos firmes na defesa da UESPI e contra qualquer tentativa de fechar nossos cursos e reduzir o acesso ao ensino superior!

Segundo a Uespi, a unificação só vai acontecer para os estudantes que entrarem em 2025.

Campus da Uespi em Teresina/Foto: Divulgação.
 

Nota do Conselho Universitário 

A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) informa que o Conselho Universitário (Consun) decidiu, em votação nesta quinta-feira, 24 de novembro, por maioria dos votos, aprovar a unificação dos cursos em duplicidade nos Campi de Teresina: as Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia e os bacharelados em Direito, Administração e Ciências Contábeis.

A unificação dos cursos somente acontece para os novos estudantes com entrada em 2025 e será da seguinte forma: para o Campus Torquato Neto os Cursos de Direito, vista a criação da Faculdade de Direito; Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia.

O Campus Clóvis Moura receberá os cursos de Bacharelado em Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Turismo.

A Gestão ratifica o compromisso dos Conselheiros com a qualidade da educação superior e o poder de transformar positivamente a vida de quem participa ativamente e acredita na força do ensino da Universidade Estadual do Piauí.

Fonte: OitoMeia
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também

Estudantes denunciam problemas estruturais em prédio da Uespi

Entre as principais situações relatadas pelos universitários estão as salas pequenas, que não comportam todos os alunos, tomadas que não funcionam, falta de acessibilidade no prédio, banheiros sem manutenção e aparelhos de ar-condicionado antigos