Esgoto a céu aberto persiste há vários anos na Avenida Getúlio Vargas em Picos
Indiferente às reclamações dos comerciantes, a administração municipal nunca tomou uma providência em relação ao problema
Esgoto a céu aberto na Avenida Getúlio Vargas / Foto: José Maria Barros
Por José Maria Barros
Quem transita pela Avenida Getúlio Vargas, principal via pública de Picos, logo percebe um problema que persiste há vários anos. Provocado pela falta de saneamento básico, um esgoto a céu aberto prejudica comerciantes, clientes e a população em geral.
Apesar das constantes reclamações por parte da comunidade picoense, até o momento a Prefeitura Municipal de Picos não tomou nenhuma providência para solucionar ou, ao menos minimizar o problema, que é uma ameaça à saúde da população.
Cansados de esperar por uma solução do poder público, no início deste ano alguns comerciantes improvisaram um paliativo, fazendo a cobertura do esgoto em frente aos seus estabelecimentos. A fedentina no local é insuportável.
A Avenida Getúlio Vargas é o principal ponto comercial de Picos e, diariamente tem um fluxo expressivo de pessoas. O local, que poderia ser um dos cartões postais da cidade, apresenta um aspecto visual não muito agradável, devido à presença de um esgoto a céu aberto.
Falta de saneamento
O número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado é crescente, desde bairros periféricos, a condomínios. A contaminação pode acontecer por diversos fatores, porém, o mais comum é pelo contato com esgoto a céu aberto, água poluída, com urina, fezes humanas ou de animais, por bactérias ou vírus.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,5 milhão de crianças menores de cinco anos acabam morrendo por causa de doenças relacionadas à falta de esgotamento sanitário.
VEJA MAIS FOTOS
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!