• Domingo, 28 de Abril de 2024

Diocese de Picos instala nova Paróquia em Dom Expedito Lopes

Na oportunidade dom Plinio empossou como primeiro Pároco o Padre Cláudio Santana de Carvalho

Missa solene de instalação da nova paróquia / Foto: divulgação

Em missa solene presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e, concelebrada por vários padres da Diocese, foi instalada na noite da última quinta-feira, 25 de março, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Dom Expedito Lopes.

Muitos católicos participaram presencialmente da cerimônia, onde também, por meio de uma provisão canônica, tomou posse o primeiro Pároco, Padre Cláudio Santana de Carvalho. 

Após a saudação inicial, dom Plínio convidou o Vigário Geral da Diocese de Picos, Padre  Antônio Mendes Neto, para fazer a leitura do Decreto de Ereção (Criação) da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, publicado no dia 25 de fevereiro de 2021. Em seguida, deu-se início a Posse Canônica do primeiro Pároco da nova Paróquia, por um período de seis anos. A leitura da Provisão Canônica foi proferida pelo coordenador do Clero, Padre Fernando Amando de Sousa.

Padre Cláudio Santana de Carvalho foi empossado como primeiro pároco/Foto:Ascom.
 

Como parte da cerimônia de posse, o bispo colocou a estola sacerdotal sobre os ombros no novo pároco e o revestiu com a Casula. A estola é símbolo do poder sacerdotal que se transforma em serviço, entrega e doação. Padre Cláudio Santana, antes de iniciar o seu trabalho de pároco, fez a Profissão de Fé, conforme determina a disciplina da Igreja aos fiéis chamados a exercer um cargo em seu nome.

No Rito da Palavra as leituras foram proclamadas como de costume, salvaguardando, o momento em que o Bispo entrega ao Novo Pároco o Livro dos Evangelhos, admoestando-lhe com as seguintes palavras: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”.

Após a homilia, Padre Cláudio fez a renovação das promessas sacerdotais, manifestando sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe foi confiada.

Dom Plínio apresentou ao novo pároco os lugares de culto e alguns instrumentos dos quais fará uso no seu ministério sacerdotal: entregou-lhe as chaves da igreja para que abrisse a porta e convidasse os fiéis a entrarem, apresentou-lhe a cadeira presidencial Capela do Santíssimo onde se encontra o sacrário, a Pia Batismal com os Santos Óleos e o Confessionário. Logo após, retornaram ao adro da Igreja, onde lhe fora apresentado os livros novos de Registros Paroquiais: Livro de Tombo, Casamentos, Batizados, Inventário, Caixa. E, assim, este momento foi concluído com a leitura do Juramento de Fidelidade, proferido pelo Padre. Cláudio, conforme a fórmula aprovada pela Santa Sé.

Cerimônia foi presidida por dom Plínio José/Foto: José Maria Barros.
 

Ao termino da celebração, Padre Cláudio descreveu sua alegria e contentamento pela instalação da Paróquia e por ser provisionado Pároco: “Agora com a realização desse sonho, é só celebrar e assumir com fé e compromisso essa missão de ser presença de Deus aqui em Dom Expedito Lopes” – destacou.

Para o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, criar uma paróquia é receber a missão de evangelizar, de ser Comunidade Eclesial Missionária.

 “Esta nova Paróquia tem um diferencial, porque ela está sendo instalada diante de um povo que estar consciente da responsabilidade dos deveres e direitos que assumem e, também da alegria de ser contemplados pela graça de Deus dentro das às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” – concluiu dom Plínio.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também