Descaso do governo: cinco anos depois de concluída Casa da Gestante de Picos nunca funcionou
Localizado no bairro Morada Nova, o prédio foi abandonado pelo Governo do Estado faz cinco anos
Prédio está abandonado / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Concluída faz mais de cinco anos, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera de Picos nunca entrou em funcionamento e nem existe qualquer previsão de quando isso vai acontecer. O descaso do governo do estado em relação à obra causa indignação dos moradores, que cobram uma solução urgente para o problema.
A casa de apoio faz parte do Programa Rede Cegonha e é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura de Picos. O município doou o terreno para construção do prédio, localizado no conjunto habitacional Luiza Gomes de Medeiros, mais conhecido como Morada Nova.
De acordo com o projeto original, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera de Picos estaria vinculada ao Hospital Regional Justino Luz e contaria com ambientes específicos como dormitórios, banheiros, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área externa e consultório médico.
Caso o projeto fosse colocado em prática, seriam disponibilizados alimentação e atendimento especializado às gestantes de alto risco e às mães que acabaram de dar a luz e que necessitam de acompanhamento assistencial.
O problema é que o prédio foi concluído há mais de cinco anos, no entanto, a casa nunca entrou em funcionamento, frustrando as expectativas das gestantes que precisam de vigilância mais frequentes de suas condições de saúde por apresentar situação de vulnerabilidade.
Visita do governador
No dia 27 de março de 2018, acompanhado de lideranças políticas e profissionais de saúde, o então governador do estado Wellington Dias (PT), fez uma visita a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera de Picos. Ele percorreu as instalações do prédio e garantiu na oportunidade que em breve todos os serviços estariam à disposição da comunidade.
Ficou apenas na promessa, pois, quase cinco anos depois da visita do então governador Wellington Dias, nada foi feito e a casa continua sem funcionar e abandonada. Nesse período, o prédio já foi, inclusive, alvo de vândalos, visto que não conta nem mesmo com vigilância.
ANDRE gonçalves ribeiro
FAÇA UMA MATÉRIA PERGUNTANDO PELO HOSPITAL DISSERAM QUE DENTRO DE 90 DIAS ENTREGAVAM JA PASSOU 16 ANOS