Candidato a vereador de Geminiano é preso suspeito de agredir ex-companheira
Jairo Costa descumpriu medidas protetivas, pois, não poderia se aproximar da vítima e nem da casa
Central de Flagrantes de Picos / Foto: Antônio Rocha
O candidato a vereador de Geminiano, Jairo Jadson da Costa Gonçalves (Podemos), foi preso em flagrante nesta quinta-feira, 26 de setembro, suspeito de agredir a ex-companheira Hildênia Veloso e, de tentar coagir a vítima a retirar a denúncia feita na Polícia Civil envolvendo violência doméstica.
O candidato foi preso na casa onde o casal morava na cidade de Picos. Ele também descumpriu medidas protetivas, já que não poderia se aproximar da vítima e nem da sua casa.
A titular da Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher (Deam) de Picos, delegada Robbiane Nunes, relatou que o candidato chegou a acompanhar a vítima até a delegacia, na quarta-feira (25), para ela desmentir as agressões.
Jairo Costa chegou a levar um advogado à delegacia ontem (25). Após a vítima conseguir pedir ajuda a uma policial durante atendimente, o candidato, segundo a delegada, evadiu-se sozinho do local para fugir do flagrante.
Boletim de ocorrência
Conforme a delegada, o candidato já é investigado em alguns procedimentos registrados pela ex-companheira. Dentre eles, o boletim de ocorrência de uma agressão ocorrida no dia 12 de setembro de 2024.
Desse boletim, foram requeridas e deferidas medidas protetivas em favor da vítima. “Ele vem, desde então, reiteradamente, descumprindo esta medida protetiva”, disse Robbiane Nunes.
A delegada comentou que a vítima compareceu à delegacia na quarta-feira (25), acompanhada do denunciado e do advogado dele, para desmentir em um novo boletim a agressão inicialmente relatada à Polícia Civil.
“O intuito era registrar uma ocorrência, a mando dele, sob ordem dele, e desmentir todas as acusações que ela já tinha feito. No momento do registro da ocorrência, ela fez um gesto de ‘pedido de ajuda’ para a policial que estava registrando e repassou a medida protetiva de urgência, que ele estava descumprindo”.
Ele fugiu após a vítima conseguir avisar da coação a uma policial. O denunciado só foi localizado nesta quinta-feira (26) na casa onde o casal morava em Picos.
Defesa do candidato
A defesa do candidato Jairo Costa pontuou que já impetrou habeas corpus e aguarda decisão do Tribunal de Justiça do Piauí. A advogada Renata Lustosa afirmou que a defesa está trabalhando para provar que a prisão foi articulada de forma ilegal.
“Portanto, após decisão do meu pedido em relação à liberdade do meu cliente, serão apresentadas as provas verdadeiras para comprovar o que tem por trás de todo esse enredo narrado e criado de forma caluniosa”, disse.
Defesa da vítima
Herval Ribeiro, advogado de Hildênia Veloso, disse que a defesa do denunciado busca dar uma conotação política a um ato de barbárie e covardia
“O Jairo [Costa] pratica um crime no dia 12 de setembro. Isso acaba tendo uma repercussão porque ele é candidato. Ele tenta reverter isso ameaçando a vítima, obrigando a gravar um vídeo dizendo que era tudo mentira, sob fortes ameaças. Existem gravações neste sentido, onde o Jairo disse que vai dar cinco tiros na cabeça da vítima. O que a defesa do Jairo pretende é dar uma conotação política a um ato de barbárie e covardia” – afirma Herval Ribeiro.
O advogado também fala sobre coação para a retirada das denúncias. “Ele levou a vítima até a delegacia para retirar tudo. Só que ao chegar, a vítima teve coragem e disse que estava sendo ameaçada. Quando ele percebeu que a vítima estava dizendo a verdade, ele, de forma covarde, correu”, acrescentou Herval Ribeiro.
Fonte: Portal Clubenews
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!