• Segunda-Feira, 07 de Julho de 2025

Câmara e Prefeitura de Picos discutem projeto de reforma da Previdência Municipal

O projeto de lei em tramitação modifica o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Picos

Reunião foi no gabinete da Presidência da Câmara de Picos / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Vereadores das bancadas de oposição e situação e representantes da Prefeitura de Picos, reuniram-se na manhã de hoje, 7 de dezembro, para discutir sobre o projeto de lei complementar de autoria do Executivo, que modifica o Regime Próprio de Previdência Municipal, de acordo com a Emenda Constitucional número 103, de 2019.

Discussão sobre proposta de reforma da Previdência Municipal/Foto: José Maria Baros.
 

A proposta foi enviada à Câmara Municipal de Picos no dia 16 e agosto deste ano, com pedido do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (Progressistas), que fosse apreciada, discutida e ao final aprovada em regime de urgência.

Como na proposta existem alguns pontos polêmicos, representantes dos poderes legislativo e executivo, além do sindicato dos servidores públicos municipais de Picos, resolveram se reunir para discutir o assunto e chegar a um consenso.

Debate sobre proposta de reforma da Previdência Municipal/Foto: José Maria Barros.
 

Reunião

Presente a reunião que aconteceu no Gabinete da Presidência da Câmara de Picos, o Procurador Geral do Município, advogado Antônio José de Carvalho Júnior garantiu que o acordo que foi firmado com os vereadores e representantes dos servidores, será cumprido pelo Palácio Coelho Rodrigues.

Procurador Geral do Município de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

“Esse projeto somente faz adequações à normal municipal o que foi definido em nível nacional e estadual. As normas apresentadas em Picos são as mesmas propostas pelo governador Wellington Dias e pelo Presidente Jair Bolsonaro” – argumentou Antônio Júnior.

Ele lembrou que foram realizadas três reuniões para tratar sobre o assunto e, na manhã desta terça-feira, 7 de dezembro, após um longo debate, chegou-se a um consenso em relação a ponderações trazidas pelo sindicato e a bancada de oposição na Câmara de Picos. Segundo ele, será apresentado uma emenda com algumas alterações que ainda vão ser definidas para que o projeto seja votado na próxima quinta-feira.

Líder da oposição

O líder da bancada de oposição na Câmara de Picos, vereador Wellington Dantas (PT), enfatizou que o debate aconteceu para que as alterações propostas pela gestão causem o menor dano possível aos servidores municipais.

Vereador Wellington Dantas, líder da bancada de oposição/Foto: José Maria Barros.
 

“Fizemos alguns acertos, com o aval do Sindserm, dentre eles aquele que protege o servidor com direito adquirido durante os anos de 2021 e 2022, como tempo de serviço, contribuição e idade e precise se aposentar, ele não vai se submeter à nova legislação” – explicou o vereador Wellington Dantas.

Relatou ainda que em relação aos aposentados e pensionistas, ficou acertado de que não apenas aqueles que ganham até um salário mínimo serão isentos, mas também os que percebem até dois salários mínimos por mês.

Sede do PicosPrev/Foto: José Maria Barros.
 

Além do projeto de lei complementar, também tramita na Câmara de Picos Emenda À Lei Orgânica que estabelece regras para o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Picos, de acordo com a Emenda Constitucional número 103, de 2019.


Projeto de Lei Complementar/Foto: Reprodução.
 

Emenda a Lei Orgânica/Foto: Reprodução.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também