• Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2024

Wellington Dias abandona obra de construção do Mercado do Produtor de Picos

Iniciada em abril de 2012 a obra de construção do Mercado do Produtor de Picos nunca foi concluída e hoje se encontra totalmente abandonada

Obra do Mercado do Produtor de Picos está abandonada / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Iniciada em abril de 2012 na gestão do então governador Wilson Martins (PSB), a obra de construção do Mercado do Produtor de Picos nunca foi concluída. Hoje se encontra totalmente abandonada e sem qualquer previsão de quando será retomada.

VEJA OUTRAS IMAGENS!

Obra está em completo abandono/Foto: José Maria Barros.
 

Orçada inicialmente em mais de 4 milhões de reais, com recursos oriundos do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Picos, a obra do Mercado do Produtor já deveria ter sido concluída há muito tempo. Porém, após várias paralisações, o serviço nunca foi terminado e atualmente o local se encontra em total abandono e tomado pelo mato.
    
Faz mais de um ano que a empresa Múltipla Engenharia Indústria e Comércio, contratada para execução do serviço, abandonou o canteiro de obras, retirou os equipamentos e dispensou os operários. Até mesmo o vigilante foi demitido e os tapumes que cercavam o prédio inacabado já se deterioraram, facilitando a entrada de vândalos e de usuários de drogas.

Sem qualquer proteção obra abandonada serve de abrigo para vândalos e usuários de drogas/Foto: José Maria Barros.
 

Localizado na rua 1º de maio, no bairro Boa Sorte, o Mercado do Produtor de Picos, quando concluído, contará com blocos de carnes e de frutas, além de espaço para abrigar os ambulantes que ocupam as praças de Picos, principalmente a Justino Luz, onde funciona a chamada Feira da Sulanca.

Enquanto Mercado não é concluído feirantes ocupam Praça Justino Luz/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo o projeto original, somente o bloco de carnes e frios do Mercado do Produtor contará com 68 boxes, com câmaras frias, balcões com granitos, pias para cada boxe num espaço planejado para as atividades dos comerciantes e açougueiros.

Visão interna da obra inacabada/Foto: José Maria Barros.
 

Quando concluído o bloco de carnes e fritos, o espaço vai abrigar todos os trabalhadores do Açougue Público Municipal de Picos, que funciona em um prédio localizado na Avenida Getúlio Vargas, centro, a mais importante da cidade.

Atraso nos repasses
    
Devido aos constantes atrasos nos repasses por parte do governo do estado, a construtora responsável pela execução da obra paralisou o serviço por várias vezes. Há mais de um ano a Múltipla Engenharia Comércio e Indústria deixou completamente o canteiro de obras, hoje em completo abandono.

Visão da obra quando estava em execução/Foto: Maria Moura.
 

Em 2017 o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), chegou a anunciar a transferência do Açougue Público Municipal para o Mercado do Produtor. Porém, quase dois anos depois da promessa feita nada disso aconteceu, tudo continua como antes.

Incoerência
     
Em visita a Picos no dia 28 de outubro de 2014, logo após ter sido eleito governador do Piauí para seu terceiro mandato, o então senador Wellington Dias (PT) cobrou do à época ocupante do Palácio de Karnak, José Filho, que retomasse as obras paralisadas no munícipio modelo, dentre as quais o Mercado do Produtor.

Governador Wellington Dias (PT) abandonou a obra do Mercado do Produtor de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Dois meses depois Wellington Dias assumiu seu terceiro mandato como governador e nunca concluiu o Mercado do Produtor de Picos. Foi reeleito ano passado, tomou posse em janeiro de 2019 e as obras do estado que estão inacabadas em Picos continuam paralisadas e sem previsão de quando serão retomadas.

Nova promessa

Wellington Dias prometeu mais uma vez retomar a obra do Mercado do Produtor de Picos/Foto: Ascom.
 

Após audiência com o governador Wellington Dias (PT) na última quinta-feira, 4, o prefeito Padre Walmir (PT) anunciou que havia conseguido a retomada das obras que estão paralisadas em Picos, dentre elas o Mercado do Produtor. É esperar e vê se não fica mais uma vez apenas em promessa.

VEJA MAIS FOTOS

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também