• Domingo, 19 de Maio de 2024

Vereador Eriberto Barros rompe com prefeito de Picos Gil Paraibano e vai para oposição

Candidato à presidência da Câmara, vereador abandonou a base do prefeito e aderiu para oposição

Eriberto deixa base de Gil Paraibano e vai para oposição / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Eleito no palanque do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (Progressistas), o vereador Eriberto Leal de Barros Filho (PP) deixou a base do gestor na última terça-feira, 11 de outubro, e aderiu para a oposição, cuja bancada tem como líder o petista Wellington Dantas.

Candidato em 2020 pelo Progressistas em lugar da mãe, Maria de Fátima Lacerda de Sá Barros, que teve o nome barrado pelo PCdoB, o médico Eriberto Barros foi eleito vereador de Picos com 1.811 votos, equivalente a 4,29% dos votos válidos.

Aliado do prefeito Gil Paraibano, o vereador Eriberto Barros, ainda em janeiro de 2021, indicou a mãe para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, posto que ela ocupou até a última terça-feira, 11 de outubro, quando resolveu entregar o cargo.

Eriberto Barros ao lado do prefeito Gil Paraibano/Foto: José Maria Barros.
 

Aliado fiel

Durante o período em que esteve na base de apoio do prefeito Gil Paraibano, Eriberto Barros foi um dos vereadores mais alinhados com a gestão, votando a favor de todos os projetos oriundos do Palácio Coelho Rodrigues, inclusive, aqueles que não eram de interesse da população picoense.

Exemplo disso aconteceu na sessão do dia 15 de julho do ano passado, quando Eriberto Barros votou contra o projeto de lei que reduzia em 25% o valor da taxa de iluminação pública cobrada mensalmente, medida que prejudica os consumidores de energia elétrica, principalmente os mais carentes.

A proposta foi rejeitada em plenário pelo placar de sete votos contra, incluindo o de Eriberto Barros, e cinco a favor.

Eriberto Barros votou contra projeto que reduzia taxa de iluminação/Foto: José Maria Barros.
 

No dia 3 de fevereiro deste ano, o vereador Eriberto Barros votou a favor do Projeto de Lei complementar do Executivo que modificava o Regime Próprio de Previdência Social do Município, de acordo com a Emenda Constitucional nº 103, de 2019, e taxava em 14% os aposentados e pensionistas.

A proposta foi aprovada em primeira votação com o apoio do vereador Eriberto Barros e demais membros da situação, além de José Luís de Carvalho (MDB), que recuou na segunda votação e a taxação dos aposentados acabou sendo retirada do projeto.

Eriberto Barros votou a favor da taxação de aposentados e pensionistas/Foto: José Maria Barros.
 

Discurso de oposição

Ao subir a tribuna na sessão da última quinta-feira, 13 de outubro, Eriberto Barros confirmou que estava deixando a administração municipal, dando a entender que o motivo seria a falta de autonomia na pasta comandada por sua mãe Fátima Sá, que é o Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Como deixou o governo na última terça-feira, 11 de outubro, o vereador Eriberto Barros levou mais de um ano e nove meses para descobrir que sua mãe não tinha autonomia na pasta que comandava.

Eriberto Barros votou contra projeto de financiamento à infraestrutura de Picos/Foto: Mateus Silva.
 

Na mesma sessão, sentado ao lado dos vereadores da bancada de oposição, Eriberto Barros votou contra o projeto de financiamento à infraestrutura e saneamento do município de Picos (Finisa), que foi rejeitado por nove votos a cinco. A matéria era de interesse da população.


 

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também